Tecnologia

Site traça itinerários de filmes pelo mundo e alavanca turismo cinéfilo

Amantes de cinema podem adaptar seus roteiros de viagem para conhecer cenários de filmes famosos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2011 às 13h04.

Quem já não teve a sensação que já conhecia Nova York graças aos filmes de Woody Allen? E quem não se lembra de Audrey Hepburn e Gregory Peck em "A Princesa e o Plebeu"? O "turismo cinéfilo" agora tem um novo aliado: a internet, que registra itinerários reais dos filmes em sites como o movie-locations.com.

Quando John Huston ambientou os dilemas morais de um sacerdote mulherengo em "A Noite do Iguana" numa praia mexicana chamada Puerto Vallarta, não sabia que tinha acabado de "desvirginar" o lugar, que desde então se transformou num cobiçado destino turístico. Baseando-se no poder da influência dos blockbusters, o site movie-locations.com publicou uma lista de lugares - inclusive editou um livro - onde os filmes foram rodados.

O portal oferece a ferramenta de busca por país para depois descobrir quais filmes foram rodados na região e vice-versa. Também possibilita filtrar por ator e diretor, com a opção de conferir fotografias do lugar, como o filme foi rodado e como o local é na realidade.

Que tal um tour pela Nova Zelândia de "O Senhor dos Anéis" nas férias de 2011? Ali foi construído o parque "Hobbiton" para entrar no clima do sucesso da trilogia multimilionária. Em Sevilha, por exemplo, é possível visitar os sets onde gravaram filmes como "Lawrence da Arábia" e "Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma". No primeiro, Sevilha foi "arabizada" enquanto no segundo, a praça da Espanha foi totalmente digitalizada.

Também é possível percorrer os cenários de "Blade Runner - O Caçador de Andróides", como o Bradbury Building no centro de Los Angeles, também cenário de "500 Dias Com Ela". Um pouco mais caro é seguir os passos de "Indiana Jones e a Última Cruzada", pois é preciso ir até o deserto de Petra, nos Estados Unidos, passando por Londres, Granada e Veneza. Com mais calma em comparação ao ritmo frenético do filme, é possível acompanhar o percurso de "Corra, Lola, Corra" de Tom Twyker por Berlim, ou conhecer Londres na perspectiva do último "Sherlock Holmes".

Enquanto guias incluem o Hotel Hyatt de Tóquio para reviver o romance internacional de "Encontros e Desencontros" o movie-locations.com oferece opções menos óbvias. Para o filme "O Talentoso Ripley", com Matt Damon e Gwyneth Paltrow, o site sugere um passeio deslumbrante pelo litoral italiano que inclui paisagens de Ischia, Procida e Anzio.

Acompanhe tudo sobre:ArteBuscaCinemaEntretenimentoInternetSitesTurismo

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump