Tecnologia

Site infantil da NSA ensina os benefícios da espionagem

Agência tem um site infantil para ensinar as crianças sobre os benefícios da espionagem e recrutá-las a trabalhar para a agência

Membros do grupo Code Pink durante uma manifestação contra o presidente Barack Obama e a NSA antes de sua chega no Departamento de Justiça, em Washington (Larry Downing/Reuters)

Membros do grupo Code Pink durante uma manifestação contra o presidente Barack Obama e a NSA antes de sua chega no Departamento de Justiça, em Washington (Larry Downing/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2014 às 15h26.

São Paulo - A Agência de Segurança Nacional Americana (NSA, na sigla em inglês) tem um site infantil para ensinar as crianças sobre os benefícios da espionagem e recrutá-las a trabalhar para a agência. As informações são do jornal The New York Times.

Uma tartaruga com o boné para trás se parece com personagens de desenhos animados muito usados em propagandas de cereais e brinquedos para as crianças. Mas, no site da NSA, sua missão é valorizar a espionagem americana.

"No mundo da diplomacia, saber o que o inimigo está planejando te ajuda a se preparar", diz a tartaruga chamada T. Pop. "Mas também é importante que os seus inimigos não saibam o que você planejou. É missão da Agência Nacional de Segurança e do Serviço de Segurança Central saber o máximo sobre seus potenciais inimigos a fim de proteger as comunicações do governo dos Estados Unidos", diz o site.

Pode parecer natural que a NSA tenha feito o site como uma forma de se proteger dar críticas diante dos documentos vazados por Edward Snowden. Mas T. Top e uma trupe de oito personagens já estão ocupados em promover a missão da NSA há nove anos, na tentativa de fazer o trabalho da agência parecer mais compreensível para o público.

Com personagens, jogos interativos e quebra-cabeças, o site CryptoKids tenta educar as crianças sobre a necessidade da espionagem e recrutá-las para trabalhar para a agência."Nunca é cedo demais para começar a pensar sobre o que você quer fazer quando crescer", diz o site.

Em entrevista ao jornal, Nina Huntemann, professora da Universidade de Suffolk, afirmou que essa é uma forma encontrada pela NSA de se apresentar sem interferência da opinião de terceiros. Para a especialista, a transmissão de mensagens com desenhos animados e jogos acontece o tempo todo e não apenas por parte do governo.

Vanee Vines, porta-voz da NSA, afirmou ao jornal que a agência tem um site especial para crianças assim como muitos órgãos governamentais. Segundo Vines, o site é projetado para ajudar as crianças a aprender sobre criptologia e sobre a missão da NSA de defender a nação.

Segundo o jornal, o site está de acordo com um memorando do presidente Bill Clinton, que pediu que todos os órgãos federais desenvolvessem maneiras de educar as crianças sobre governo. O FBI (Agência Federal de Investigação), por exemplo, está entre os órgãos que têm seus próprios sites para tentar educar as crianças sobre suas missões.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EspionagemEdward SnowdenNSA

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite