Nova York: Vayable oferece dezenas de passeios turísticos diferentes como, por exemplo, participar de uma saída fotográfica com um experiente fotojornalista na Big Apple (Flickr)
Gabriela Ruic
Publicado em 20 de agosto de 2012 às 18h08.
São Paulo – Já imaginou ir para Nova York e, além dos passeios turísticos tradicionais, aproveitar uma saída fotográfica com um fotojornalista experiente pela Big Apple? Ou que tal acompanhar caçadores de trufas na Toscana e ainda fabricar o seu próprio azeite? Pois quem procura por atividades diferentes e únicas podem encontrá-las prontas para serem contratadas no Vayable.
O site oferece, além destas, mais de duas mil experiências, todas ao alcance de qualquer turista. Fundado no ano passado por um trio de amigos viajantes, o Vayable tem como objetivo oferecer atividades em 600 cidades diferentes, espalhadas pelos quatro cantos do globo. Para explorar, basta que se faça login com o perfil do Facebook e, a partir daí, é só navegar pelas atividades oferecidas nos destinos desejados.
Caso o passeio ainda não exista ainda no site, há a possibilidade de customização do itinerário. O usuário pode enviar o máximo possível de informações e a equipe irá montar a atividade de acordo com a preferência ou encontrar alguém que possa tornar o desejo em realidade. Quer pedir alguém em casamento em Paris? O Vayable pode ajudar a programar todos os detalhes.
E existem alternativas até mesmo para quem vai viajar sozinho, por exemplo, como a chance de contratar passeios em grupo. Para isso, é necessário verificar a data de saída e se a atividade ainda tem espaço para mais gente. Um detalhe importante é que o site conta com opções para todos os gostos e bolsos, e cobra apenas 3% de taxa de serviço sobre o preço ofertado.
Guias
Outro ponto bacana é que os guias são, em sua maioria, pessoas locais, o que pode enriquecer ainda mais a viagem. Para quem gosta de conhecer gente nova, trocar experiências e sabe tudo sobre sua cidade, o Vayable pode ser uma alternativa para ganhar um dinheirinho extra.
Qualquer um pode se cadastrar para oferecer a sua alternativa de passeio. Uma vez aprovado pela equipe do site, o guia (amador ou profissional) poderá informar qual a sua disponibilidade para a atividade. Do total pago pelo turista, 15% ficam nas mãos do site e os outros 85% são revertidos ao guia.
Segurança
A segurança dos turistas é uma preocupação constante para a equipe. Por este motivo, todo o guia, amador ou profissional, passa por uma bateria de entrevistas antes de ser autorizado se cadastrar no site. A ideia é comprovar o grau de expertise na atividade que irá oferecer, evitando-se que turistas caiam nas mãos de charlatões.
Mas, como todo cuidado é pouco, vale a pena ficar de olho na opinião de quem já fez o passeio. Todas as atividades têm espaço para comentários. Lá, outros turistas compartilham suas impressões sobre o guia e a experiência, que pode ser um bom termômetro para medir a qualidade do serviço.