EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h29.
SÃO PAULO - Com a eminente onda de proibição do uso do celular em carros - a medida, adotada em Nova York, deve ser expandida a outros estados americanos em breve - a Microsoft decidiu se mexer e reformular seu sistema de voz para automóveis. A idéia foi tornar o sistema mais seguro para o uso ao volante.
Windows CE for Automotive 3.5 é o nome do sistema para navegação veicular da Microsoft, que ajuda em orientações de trânsito e outras atividades - incluindo receber informações diretamente da internet, ouvir e responder e-mails e atender a telefonemas.
Esta nova versão traz duas ferramentas (o SUI - Speech User Interface e o SAPI - Speech Application Programming Interface) para tornar mais fácil a comunicação do condutor com o veículo mais fácil em seu tom de voz natural - sem ter que gritar ou repetir palavras, por exemplo. O SUI é o programa de reconhecimento de voz e para conversão de texto em fala (onde o computador "traduz" informações por ele recebidas para o motorista), enquanto o SAPI é a interface para aplicativos de voz capaz de compreender a fala humana em tom natural, ou seja, como a pessoa costuma falar normalmente.
Além disso, segundo a Microsoft, a nova versão do sistema traz um mecanismo para evitar que o motorista se distraia por alguma razão ou se confunda em função do computador de bordo. Há também ferramentas que permitem que o sistema seja interrompido em determinadas situações, por esse mesmo motivo, e a plataforma ainda está aberta a novas modificações, em termos de segurança, de acordo com os padrões de cada fabricante de automóveis que for utilizá-la.