Tecnologia

Sistema de envio da declaração do IRPF sofre apagão

Serpro divulgou que seu centro de dados em São Paulo está fora do ar. O local apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica

Joaquim Adir, supervisor de IR: sistemas falharam nesta manhã (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Joaquim Adir, supervisor de IR: sistemas falharam nesta manhã (Elza Fiúza/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 11h47.

São Paulo - O sistema de envio das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) passa por um apagão na manhã de hoje. A Receita Federal informou que, por problemas no Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro) de São Paulo, os contribuintes não estão conseguindo enviar a declaração de 2011, ano base 2010.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que o problema é passageiro e previu que, perto das 11h30 ou das 12 horas, ele estará solucionado. O contribuinte consegue copiar o programa da página da Receita, mas tem problemas no envio.

O prazo para a entrega da declaração começou ontem. Pelos dados divulgados nesta manhã, 153.974 contribuintes conseguiram enviar a declaração no primeiro dia. No ano passado, foram entregues 124.620 declarações no mesmo período. Questionado se o apagão no sistema não era ruim para a imagem da Receita, o supervisor disse que não. "Para a Receita, não. Ela não controla esse processamento", afirmou. O processamento dos dados da declaração é de responsabilidade do Serpro, que é uma empresa estatal.

O Serpro, por sua vez, divulgou uma nota informando que seu centro de dados em São Paulo está fora do ar. Segundo o órgão, o centro apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Com isso, os serviços baseados neste ambiente estão instáveis. O Serpro informa que está tomando as medidas necessárias para que a situação volte ao normal o quanto antes.

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Tecnologia

De queda livre a voo solo: o que fez a Shopee valer quase US$ 100 bi e com alta de 300% nas ações

STJ autoriza juízes a consultarem redes sociais públicas de investigados para decretar prisões

Apple adia recursos de IA da Siri, mas aposta em controle total por voz no iPhone

Pix parcelado não decreta fim do cartão de crédito, afirma presidente da 99Pay