Tecnologia

Sistema Cantareira registra menor nível histórico

Este é o índice mais baixo apresentado desde o início de operação do sistema, em 1974.

água (Sxc.hu)

água (Sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 16h46.

O índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira apresentou nova queda nesta sexta-feira, 21, caindo para 17,7% da capacidade total dos reservatórios ante o nível de 17,9% registrado na quinta-feira, 20. Este é o índice mais baixo apresentado desde o início de operação do sistema, em 1974.

De acordo com dados da Sabesp, não chove na região do Cantareira (que fica na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais) desde a quarta-feira, 19. A pluviometria acumulada em fevereiro permanece em 48,7 milímetros (mm), o que representa somente 24% da média histórica de chuvas para o mês.

Segundo estimativa do Consórcio PCJ (que representa as demais cidades e empresas que dividem a outorga do Sistema Cantareira com a Sabesp) deveria chover ao menos 1000 mm entre os meses de fevereiro e março para que os reservatórios do sistema voltassem a operar dentro de um nível de segurança em abril, quando tem início o período seco. Para o coordenador de projetos do consócio, José Cezar Saad, essa já é uma possibilidade "pouco provável".

Em relatório, o comitê anticrise instituído pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), estima que, no pior cenário de estiagem, a água do nível operacional do sistema pode acabar no fim de agosto. Mesmo no cenário mais positivo projetado pelo comitê, o índice do volume de água armazenado no Cantareira em novembro deste ano deve ser de 17%, nível que ainda é considerado crítico por técnicos do setor de saneamento.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasINFOMeio ambienteMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp