Tecnologia

Sistema automotivo da Apple estará disponível para qualquer carro

A iniciativa de abrir mão do controle de hardware não é comum na história da empresa

CarPlay (Divulgação)

CarPlay (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 16 de abril de 2014 às 09h29.

A Apple confirmou que o seu sistema de entretenimento automotivo estará em produtos vendidos pela fabricante Pioneer. Sendo assim, não será se necessário comprar um novo carro para contar com chamado CarPlay. Inicialmente, a empresa vai atualizar cinco dos seus produtos já vendidos para o novo sistema por meio de um update de firmware. O CarPlay havia sido anunciado apenas para veículos da Ferrari, Hyundai, Jaguar, Mercedes e Volvo. As informações são do The Verge.

A linha de produtos da Pioneer em que o CarPlay estará presente, a Nex 2014, atualmente conta com aparelhos vendidos por valores entre 700 e 1.400 dólares, respectivamente, 1.560 e 3120 reais. Além disso, a fabricante Alpine também anunciou que irá lançar displays automotivos com suporte ao sistema da Apple.

O CarPlay permite ao motorista fazer ligações, mandar mensagens de texto, acessar mapas, entre outras tarefas que contarão com o auxílio da assistente pessoal Siri (que ainda não tem suporte ao idioma português). Um exemplo prático do uso da Siri é que ela poderá ler um SMS em voz alta.

Essa iniciativa, contudo, não é comum dentro da estratégia da Apple. A companhia normalmente matém o controle sobre hardware e software. Todavia, vale notar que o anúncio foi feito duas semanas depois que a Microsoft divulgou que prepara uma versão do Windows para carros, que seria baseada na interface Modern do Windows 8.

A Apple também planeja levar o CarPlay para veículos de outras montadoras, como Ford, Chevrolet, Subaru, Kia e outras. A empresa informa que será necessário contar com iPhone 5, 5s ou 5c para usar os aparelhos com CarPlay, já que a conexão disponível no sistema é a de oito pinos, chamada de Lightning.

 

Acompanhe tudo sobre:AppleAutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOiOSTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não