Tecnologia

Siri, Alexa e Google estão na mira das regulações da UE

A Comissão Europeia está preocupada com uma ação conhecida do setor de tecnologia: práticas anticompetitivas em novos mercados

Alto-falantes de assistentes pessoais (Chloe Collyer/Bloomberg)

Alto-falantes de assistentes pessoais (Chloe Collyer/Bloomberg)

O poder de mercado dos assistentes pessoais de Amazon, Apple e Google tem preocupado reguladores europeus, que veem chance de haver práticas que violam leis de defesa da concorrência.

A Comissão Europeia divulgou a avaliação na semana passada, depois de uma análise de um ano sobre o mercado de assistentes digitais e outros dispositivos conectados. Mais de 200 empresas responderam a questionamentos da comissão.

Investigações similares realizadas anteriormente sobre setores como comércio eletrônico, medicamentos e serviços financeiros levaram a casos contra as empresas investigadas e a multas pesadas.

Os assistentes pessoais Alexa, Siri e Google Assistant são os mais populares na Europa. O mercado global deve dobrar para 8,4 bilhões de aparelhos entre 2020 e 2024, segundo a Statista.

"Vimos indicações de que algumas práticas que conhecemos muito bem podem levar ao surgimento de 'gatekeepers'", disse a comissária europeia de defesa da competição, Margrethe Vestager, a jornalistas.

"E pelos resultados preliminares publicados hoje, parece que nossas preocupações são compartilhadas por muitos", disse ela.

A agência de defesa da competição da UE citou que os participantes da pesquisa mencionaram preocupações sobre certa exclusividade e práticas vinculantes relacionadas aos aparelhos que incluem impossibilidade de instalação de um segundo assistente pessoal em um dispositivo.

Uma segunda preocupação é sobre fornecedores de assistentes pessoais promovendo seus próprios serviços ou os de terceiros por meio de configurações pré-ajustadas, o que restringe o acesso de rivais aos consumidores.

Uma terceira preocupação é a falta de interoperabilidade entre os aparelhos.

Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia. Assine a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:AmazonAppleGoogle

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não