Tecnologia

Sinal digital de parabólicas antigas será desligado neste domingo; saiba o que fazer

As emissoras têm até dezembro para terminar a transmissão. No caso da Globo, ela vai desativar a opção ainda hoje

O sinal de TV da Globo pelas antenas parabólicas antigas será encerrado (iStock/Thinkstock)

O sinal de TV da Globo pelas antenas parabólicas antigas será encerrado (iStock/Thinkstock)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de março de 2025 às 10h31.

O sinal de televisão pelas antenas parabólicas antigas será encerrado neste domingo, 30. As emissoras têm até dezembro para terminar a transmissão. No caso da Globo, ela vai desativar a opção ainda hoje.

A Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, afirma que, em breve, as parabólicas tradicionais vão parar de funcionar. Por isso, precisam ser substituídas pelas novas parabólicas digitais, já que a tecnologia 5G que está sendo implementada no Brasil utiliza a mesma faixa da radiofrequência.

No caso da TV Globo, o sinal analógico das parabólicas antigas já havia sido desligado, e o mesmo acontecerá com o sinal digital que chega por meio delas. Para aqueles que ainda utilizam a antena antiga, é indicado a migração para a nova parabólica.

Cerca de 4,9 milhões de beneficiários do CadÚnico já trocaram as suas antenas de TV. A estimativa da Siga Antenado é que cerca de 600 mil pessoas ainda têm direito à troca gratuita.

Como pedir a nova parabólica?

O pedido da nova parabólica pode ser feito de graça, desde que você atenda a dois requisitos: ter uma parabólica antiga/convencional que esteja funcionando e que faça parte do CadÚnico.

O agendamento pode ser feito pelo site da Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404. O equipamento é instalado gratuitamente pela entidade formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo. Por operarem a principal frequência da internet 5G, elas são responsáveis por financiar a troca de antenas.

Acompanhe tudo sobre:TVTelevisãoGlobo

Mais de Tecnologia

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhão

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro

Europa enfrenta entraves para ampliar produção de chips com apoio da TSMC