Tecnologia

Siemens perde recurso de multa por cartel da UE

Decisão declarou que as empresas faziam parte de um cartel vendendo equipamentos elétricos

siemens (Getty Images)

siemens (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 09h49.

As empresas de tecnologia Siemens, Mitsubishi Electric e Toshiba perderam um recurso na mais alta corte europeia sobre uma decisão judicial de 2007 que declarou que as empresas faziam parte de um cartel vendendo equipamentos elétricos.

A Corte Europeia de Justiça (ECJ, na sigla em inglês) disse em comunicado que a multa de 397 milhões de euros (546,4 milhões de dólares) aplicada à Siemens, além do veredito de que a Mitsubishi e a Toshiba participaram do cartel, são finais.

A Comissão Europeia havia aplicado multas a um total de 10 empresas em 2007, incluindo a Alstom, por fazer parte de um cartel de subestações de alta tensão isoladas a gás, com a multa total de 750 milhões de euros, a maior já imposta pela agência reguladora até então.

Enquanto que a Mitsubishi e a Toshiba conseguiram ter suas multas anuladas pelo Tribunal Geral da União Europeia, a Comissão realizou desde então o recálculo das somas, definindo uma multa de 74,8 milhões de euros à Mitsubishi e 56,8 milhões de euros à Toshiba.

A Siemens diz que respeita a decisão da corte.

A Mitsubishi e a Toshiba disseram que irão lutar pela redução das multas. As duas empresas têm atualmente recursos pendentes no Tribunal Geral.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas alemãsempresas-de-tecnologiaINFOJustiçaSiemensTelecomunicações

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor