Tecnologia

Seu Facebook poderá avisar aos seus amigos que você morreu

Facebook anunciou hoje o "contrato de legado", que permite que um amigo tome conta do perfil de um usuário morto

Morte: nova função permite escolher amigo para controlar seu Facebook após a morte (T.J. Kirkpatrick/Getty Images)

Morte: nova função permite escolher amigo para controlar seu Facebook após a morte (T.J. Kirkpatrick/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 16h16.

São Paulo – O Facebook anunciou hoje uma novidade para a rede social. Os usuários poderão escolher o que acontece com o perfil depois que eles morrerem.

A ferramenta foi chamada de “contrato de legado”. Ela permite que o usuário escolha um amigo (que também seja cadastrado no Facebook) para assumir a sua conta depois da sua morte. Uma segunda opção é que o perfil seja excluído.

No caso de escolha de um amigo, ele passa a administrar o perfil. Ele poderá postar uma mensagem que ficará no topo da página.

Não será possível, por outro lado, fazer postagens ou utilizar o perfil (como acontece com as páginas, que alguém pode fazer interações usando um nome diferente).

O novo administrador do perfil do morto também poderá fazer o download de todas as fotos, publicações, entre outras informações. Ele não terá autorização, no entanto, para acessar as mensagens privadas da conta.

Caso o dono da conta tenha escolhido a outra opção, o Facebook irá apagar tudo automaticamente. Fotos, mensagens, conteúdo da linha do tempo, etc serão apagados sem chance de recuperação.

Os logs de atividade, no entanto, continuarão em poder do Facebook. Eles fornecem informações sobre como os usuários usam a rede social. Esses logs são completamente desassociados da identificação do usuário.

Uma página no Facebook aceita que pessoas alertem a rede sobre a morte de um usuário. É preciso fornecer o nome, data de morte e, opcionalmente, uma prova.

Uma porta-voz do Facebook afirmou ao Re/code que o escolhido como responsável da conta não é alertado no momento. Somente no caso da morte do usuário original ele recebe a notificação.

O serviço está disponível somente para usuários americanos neste momento. O Facebook irá expandir o “contrato de legado” futuramente.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo