EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.
O fechamento de novos contratos no último ano fez com que o faturamento da HP nos países emergentes crescesse acima da média mundial. No segmento de servidores, 65% do faturamento teve origem fora dos Estados Unidos, historicamente o principal mercado consumidor da empresa. Segundo a companhia, o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) vem puxando esse crescimento.
Estudo da consultoria IDC citado pela HP mostra que os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) nos Brics devem crescer a uma taxa anual de 13,9% e alcançar 100 bilhões de dólares até 2009. Segundo a HP, nesses mercados a empresa registrou um crescimento "de três dígitos" no primeiro trimestre deste ano.
O aumento estrondoso no faturamento com esses quatro países tem uma justificativa. "Os clientes dos países que compõem o Bric estão desenvolvendo suas infra-estruturas de TI a partir do zero e não simplesmente atualizando ou substituindo as antigas", diz Jaison Patrocínio, gerente de marketing da HP Brasil para servidores.
Os novos contratos da HP no Brasil incluem a Seara Alimentos e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na China, entre os novos clientes está o Banco Industrial e Comercial.