Tecnologia

Serviço permite criar lojas no Facebook

A Like Store quer atrair empresas de portes variados interessadas em vender seus produtos e serviços no Facebook

A Like Store vai prestar serviços a empresas que querem montar lojas no Facebook  (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

A Like Store vai prestar serviços a empresas que querem montar lojas no Facebook (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2011 às 17h29.

São Paulo -- Criar lojas virtuais dentro das páginas do Facebook. O serviço não é novidade, mas é o que oferece a LikeStore, empresa que começa a explorar o segmento de comércio social no Brasil.

Inicialmente, a empresa vai operar apenas com parceiros estratégicos. Porém, o serviço deve ser ofertado a todos os usuários, dono de médios e pequenos negócios, em breve. “Já estamos em negociação com outras empresas interessadas em ter o seu F-Commerce, como chamamos esse tipo de loja. Agora é o momento para criar parcerias com marcas estratégicas para acostumar o brasileiro à ideia de comprar dentro de uma rede social”, explica Gabriel Borges, diretor da LikeStore e idealizador do serviço.

A primeira empresa a explorar o serviço é a Show de Ingressos, que vai comercializar os ingressos para o show do cantor Jack Johnson, em Recife. A compra funciona da seguinte forma: após acessar a página no Facebook, o usuário seleciona os itens. O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito ou transferência bancária. As transferências serão realizadas por meio de um widget especial desenvolvido para a aplicação, o Moip.

Segundo Borges, em breve, todos os usuários do Facebook poderão transformar suas fan pages em uma vitrine de produtos, adicionando imagens e descrições de seus produtos. Ao fazer a adição de um item, automaticamente o serviço enviará uma mensagem ao seu mural, notificando a lista de amigos.

Em seguida, qualquer pessoa, contato ou não, poderá acessar a parte do perfil que foi transformada em e-commerce, escolher o que interessa e, sem sair da rede, realizar a compra. Segundo relatório divulgado pela comScore em março, a rede social criada por Mark Zuckerberg possui 17,9 milhões de visitantes únicos no Brasil, contra 32,4 milhões do Orkut, a rede rival do Google. O e-commerce deve movimentar 14,8 bilhões de reais no país em 2011, segundo a eBit.

Acompanhe tudo sobre:e-commerceEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não