Tecnologia

Serviço consulta situação de cheques

É possível saber se o cheque foi bloqueado pelo banco, cancelado, extraviado ou destruído

Página do Cheque legal: após preencher os dados, o Cheque Legal consulta um banco de dados da própria FEBRABAN e mostra o resultado (Reprodução)

Página do Cheque legal: após preencher os dados, o Cheque Legal consulta um banco de dados da própria FEBRABAN e mostra o resultado (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2012 às 12h35.

São Paulo – Um serviço gratuito na internet, chamado Cheque Legal, consulta a situação dos cheques emitidos por pessoas físicas e jurídicas.

Desenvolvido pela FEBRABAN, entidade que representa os bancos, o serviço é disponível para qualquer pessoa no endereço www.chequelegal.com.br/. Ao ser usado, ele é capaz de informar se o cheque está bloqueado, revogado, se é furtado, roubado ou sustado.

Ainda dá para saber se o cheque foi bloqueado pelo banco, cancelado, extraviado ou destruído. Até informações jurídicas o Cheque Legal checa: por exemplo, dá pra descobrir se o cheque está em bloqueio judicial.

Ao acessá-lo, o usuário deve preencher quatro campos com dados que estão na folha  do cheque, mais o CPF. O interessante é que a ferramenta é intuitiva e mostra, na tela do computador, como as informações podem ser localizadas.

Após preencher os dados, o Cheque Legal consulta um banco de dados da própria FEBRABAN e mostra o resultado: se o cheque for "legal" vai aparecer na tela uma seta verde indicando que ele está sem nenhum problema. Já o X vermelho indica problema e quais são as causas.

Segundo a entidade, o serviço foi idealizado para facilitar os negócios entre consumidor e comerciante e, também, atender a resolução nº 3.972 do Banco Central. O Cheque Legal , diz a FEBRABAN, não verifica se o emitente do cheque tem fundos no banco e nem a situação do emissor nos órgãos de proteção ao crédito. 

Acompanhe tudo sobre:BancosFebrabanFinanças

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump