Tecnologia

Serviço automatiza casa por R$ 8 mil

As lojas Fast Shop estão oferecendo serviços de automatização de cortinas, ar-condicionado, iluminação e eletrônicos em residências. Um pacote básico custa R$ 8 mil

O serviço da Fast Shop permite automatizar o acionamento de cortinas, iluminação, ar-condicionado e aparelhos eletrônicos. O controle pode ser feito por um tablet iPad, da Apple (Divulgação)

O serviço da Fast Shop permite automatizar o acionamento de cortinas, iluminação, ar-condicionado e aparelhos eletrônicos. O controle pode ser feito por um tablet iPad, da Apple (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2011 às 11h19.

São Paulo -- A rede de lojas Fast Shop está anunciando o Fast Life, seu serviço com soluções personalizadas de automação residencial para qualquer pessoa, sem o intermédio de incorporadoras.

Com o pacote básico é possível automatizar, por exemplo, todos os equipamentos eletrônicos de uma sala a partir de oito mil reais. A instalação pode ser expandida aos poucos e integrar, de acordo com a necessidade do usuário, TVs, players de DVD e Blu-ray, home theaters, luzes, ar-condicionado, cortinas motorizadas e até câmeras.

O sistema é comandando por um controle padrão ou por um aplicativo instalado num iPad, iPhone ou iPod Touch. O comando chega à plataforma central (um dispositivo pequeno com a aparência de um receptor de TV a cabo instalado na sala) via Wi-Fi. Da central, ele segue para a rede elétrica através de um trasnceptor Zigbee, tecnologia de comunicação sem fio bidirecional padrão para automação doméstica. O sinal é captado por controladores instalados na rede elétrica da casa no local dos interruptores de iluminação comuns.

Dispositivos com Android ainda não podem ser usados como controle porque o software de comando escolhido para iniciar o projeto, o Control4, só funciona com produtos da Apple. A automação pode ser feita em casas prontas ou que ainda estão na planta. Nas residências com equipamentos eletrônicos mais antigos, a instalação é feita usando protocolos diferentes e, nesse caso, o uso de cabos pode ser necessário.

A Fast Shop está instalando espaços fixos em suas lojas, onde os clientes poderão testar o serviço. Por enquanto, apenas a loja do Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, está com a área de demonstração inaugurada. Mas é possível simular a experiência virtualmente no site Fast Life

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasFast ShopiPadiPhoneSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não