Trabalhador limpa placa da Consumer Electronics Show, em Las Vegas (Rick Wilking/Reuters)
Da Redação
Publicado em 5 de janeiro de 2016 às 19h50.
Las Vegas - Antes mesmo da abertura da feira principal, a CES (Consumer Electronic Show) promove uma demonstração de produtos, normalmente produzidos por startups, que apontam novos caminhos e usos da tecnologia.
O destaque deste ano no CES Unveiled foi a vasta presença de sensores para todos os tipos de aplicação.
Como disse o economista chefe da CTA (Consumer Technology Association), Shawn DuBravac, a integração entre o mundo analógico e o digital, através destes dispositivos, será cada vez maior a partir de agora.
Este noticiário registrou alguns destaques que exemplificam bem o tipo de uso que estas tecnologias possibilitam:
A escova Kolibree reconhece quais os dentes escovados. A criança participa de um game em que seu personagem avança à medida em que os dentes são bem escovados, e os pais recebem no celular um relatório sobre cada escovação.
O chuveiro funciona com energia da própria corrente de água, e se comunica por bluetooth com o celular. Pode ser programado por exemplo para emitir um sinal quando se está perto do limite de água pré determinado pelo usuário para cada banho.
Para os pais preocupados, o sensor é colocado no bebê por um adesivo removível e informa em tempo real a temperatura, respiração e batimentos cardíacos.
Este sensor, colocado em volta do colchão, monitora a qualidade do sono, a respiração, e até o ronco do usuário.
A Fridge Cam monitora os produtos na geladeira, permitindo não só a visualização, mas também informando quando alguma coisa está acabando.