nsa (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 1 de junho de 2015 às 18h07.
O Senado dos Estados Unidos prevê votar na terça-feira o projeto de lei que permite prosseguir com a coleta de dados de telefonemas por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA), anunciou nesta segunda o líder da maioria republicana, Mitch McConnell.
A NSA interrompeu a coleta de dados hora, duração, número e chamadas a partir das 04h01 GMT (01h01 Brasília) desta segunda-feira, após expirar a lei antiterrorista que previa este dispositivo de segurança. "Temos que trabalhar para consertar isto", disse McConnell.
O projeto de lei analisado pelo Senado permite restabelecer a coleta legal de dados telefônicos durante seis meses, com a responsabilidade de armazenar estes dados passando depois às operadoras de telefonia.
A reforma, chamada de "Freedom Act", já foi aprovada pela Câmara de Representantes, com republicanos e democratas unidos no desejo de controlar a coleta de dados por parte da NSA envolvendo os telefonemas de milhões de cidadãos americanos sem qualquer envolvimento com o terrorismo.