Tecnologia

Sem pressa! Algoritmo encontra o caminho mais bonito no GPS

Funcionários do Yahoo! criaram um algoritmo que encontra o caminho mais bonito e não aquele mais curto e rápido


	Londres: teste na cidade comprovou que algoritmo encontra mesmo o caminho mais bonito
 (Divulgação / TripAdvisor)

Londres: teste na cidade comprovou que algoritmo encontra mesmo o caminho mais bonito (Divulgação / TripAdvisor)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 10 de julho de 2014 às 14h33.

São Paulo – Pesquisadores do Yahoo! estão desenvolvendo um algoritmo para mapas um pouco diferente. A ideia é que o aplicativo seja capaz de sugerir o caminho mais bonito possível de um ponto até o outro.

A cidade usada como base para o desenvolvimento é Londres, na Inglaterra. Usando postagens em uma rede sobre cidades e imagens de sites como o Google Street View, a equipe criou uma espécie de banco de dados de locais mais bonitos do centro da cidade.

O algoritmo então passa a considerar qual seria a rota esteticamente mais agradável quando faz o cálculo de trajeto. “O objetivo deste trabalho é automaticamente sugerir não o caminho mais curto, mas também o mais recompensador emocionalmente”, escrevem os autores do trabalho.

A aproximação é em outra direção da usada por aplicativos como Waze ou Google Maps. Eles levam em consideração aspectos como distância, trânsito e velocidade média das vias. Os caminhos encontrados pelo novo algoritmo da equipe do Yahoo! costumam ser 12% mais longos em comparação ao trajeto mais rápido.

O algoritmo passou no teste. A equipe convidou 30 moradores de Londres para o teste. Eles concordaram que a rota proposta pelo novo método era realmente mais bonita do que as outras.

O método chegou a ser testado também com a cidade de Boston, nos Estados Unidos. E os resultados obtidos pelos pesquisadores também foram positivos.

A expectativa da equipe agora é desenvolver um aplicativo para smartphone que seja capaz de usar o novo algoritmo. Com isso, poderão continuar testando sua eficácia em cidades da Europa e dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:AlgoritmosAppsBoston (Massachusetts)EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEstados Unidos (EUA)EuropaGoogleGoogle MapsGoogle Street ViewInglaterraLondresMetrópoles globaisPaíses ricosReino UnidoYahoo

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO