Tecnologia

Sem política e polêmicas: Threads não deve criar um ambiente negativo, afirma diretor do app

Adam Mosseri, chefe do Instagram, compartilhou na própria rede social perspectivas futuras para a nova plataforma e a necessidade de evitar 'negatividade gerada por política e notícias'

Adam Mosseri: diretor do Instagram e Threads (Drew Angerer/Getty Images)

Adam Mosseri: diretor do Instagram e Threads (Drew Angerer/Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 8 de julho de 2023 às 14h01.

Última atualização em 8 de julho de 2023 às 16h56.

Adam Mosseri, diretor do Instagram e  do Threads, revelou em uma conversa na nova redes social com Alex Heath, do site The Verge, que o aplicativo recém lançado não busca estimular o envolvimento político ou a propagação de notícias. Para Mosseri, conteúdos do tipo trazem riscos ao app e usuários, além de um ambiente negativo. Em sua opinião, o custo em reputação desse tipo de conteúdo não compensa engajamento ou a receita que cria.

Na troca de mensagens, Mosseri também salientou que o Instagram já abriga uma série de comunidades prósperas — nos domínios do esporte, música, moda, beleza e entretenimento — suficientes para criar uma plataforma vibrante sem a necessidade de temas polêmicos. Sua perspectiva é fortemente influenciada por uma experiência que teve no gerenciamento do News Feed do Facebook.

Leia também: Novo app Threads: o que você precisa saber para se tornar influente na rede social

Essa postura reforça uma tendência recente da Meta, a empresa-mãe do Facebook e Instagram, que tem buscado distanciar-se das notícias e política. A empresa até removeu o termo "News" do nome do Facebook Feed no ano passado e respondeu a uma nova lei canadense, que exigiria que pagasse por notícias locais, ameaçando retirar notícias do Facebook e Instagram no país.

Mosseri acrescentou mais tarde que, embora não vá fortalecer o jornalismo, também não vai "desencorajar ou diminuir a classificação de posts de notícias ou política".

O Threads, apesar de ser percebido como uma versão do Twitter, tem ambições maiores. De acordo com a declaração de Mark Zuckerberg sobre encontrar um "caminho claro para 1 bilhão de pessoas", Mosseri afirmou que o objetivo não é substituir o Twitter, mas criar um espaço público para comunidades no Instagram que nunca realmente adotaram o Twitter e para comunidades no Twitter (e em outras plataformas) que estão buscando um espaço menos hostil para conversas.

Crescimento rápido

O Threads, lançado na quarta-feira, já é um grande sucesso, com mais de 70 milhões de inscrições. No entanto, a plataforma parece inevitavelmente se abrir para política e notícias em algum momento, especialmente se políticos e jornalistas começarem a usá-la durante o ciclo eleitoral presidencial de 2024.

O Instagram também está trabalhando em um feed apenas para pessoas seguidas e em um feed cronológico, que pode tornar o Threads um lugar mais útil para encontrar notícias.

No entanto, parece que o Instagram não fará um esforço extra para fazer do Threads o que o Twitter já foi.

Acompanhe tudo sobre:ThreadsAppsRedes sociais

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump