Tecnologia

Sem explosão: SpaceX realiza 1° pouso de sucesso com foguete Starship

A empresa de Elon Musk realizou seu primeiro pouso de sucesso com protótipo de foguete da Starship, nave que fará parte de programa da Nasa; veja vídeo da aterrissagem

SpaceX: a empresa espacial fechou contrato milionário com a Nasa para o uso da nave Starship no programa Artemis (Paul Hennessy / SOPA Images/Getty Images)

SpaceX: a empresa espacial fechou contrato milionário com a Nasa para o uso da nave Starship no programa Artemis (Paul Hennessy / SOPA Images/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 6 de maio de 2021 às 11h29.

Última atualização em 6 de maio de 2021 às 11h30.

Depois de nem um, nem dois, mas três protótipos de foguetes da SpaceX explodirem durante testes, a empresa espacial do bilionário Elon Musk conseguiu fazer com que o SN15, protótipo de foguete da Starship, pousasse suavemente nesta quarta-feira, 5.

O protótipo voou a uma altitude de cerca de 10 quilômetros, fez um rápido sobrevoo e depois virou na horizontal para viajar em direção à plataforma de pouso. Ao acender o foguete novamente, ele virou para a posição vertical e pousou suavemente, salve uma queima de um dos motores.

Anteriormente, as versões SN8, SN9 e SN10 foram testadas, mas sem sucesso. Nos três, um erro técnico afetou uma parte do combustível do foguete, que acabou sendo deslocada internamente, levando a combustão. A empresa ignorou as versões SN12, SN13 e SN14, que nunca foram totalmente montadas.

De acordo com Musk, o SN15 "tem centenas de melhorias", incluindo atualizações para cobrir alguns dos problemas iniciais.

"As últimas semanas foram cheias de realizações para a equipe SpaceX", disse o engenheiro e comentarista da SpaceX, John Insprucker, durante transmissão ao vivo do pouso. "Um período excepcional enquanto trabalhamos para possibilitar o futuro do voo espacial humano."

Após fechar contrato de 135 milhões de dólares com a Nasa, a espaçonave Starship será parte do programa Artemis, que quer levar astronautas à Lua pela primeira vez em quatro décadas. A companhia de Musk sugeriu uma nave espacial reutilizável, projetada para levar um alto número de pessoas, pousar em corpos celestes e eventualmente voltar à Terra.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=QGtGIXRvOnQ

Como o novo iPhone e o leilão do 5G afetam a bolsa? Entenda assinando a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskNasaSpaceX

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro