Tecnologia

Sem autorização, designer do Facebook destaca mulher em ícone de amizade da rede

A funcionária se sentiu incomodada com o ícone ao perceber que a silhueta da mulher tinha um “corte” em seu ombro,

Ícone (Reprodução)

Ícone (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2015 às 09h36.

Em um texto publicado na plataforma Medium nesta terça-feira (7), uma designer do Facebook chamada Caitlin Winner contou como decidiu mudar o ícone de amizade da rede social sem a autorização de nenhum superior. No relato, ela explica como esse tipo de iniciativa é estimulado dentro da sede da empresa. 

Caitlin se sentiu incomodada com o ícone ao perceber que a silhueta da mulher tinha um “corte” em seu ombro, já que, na imagem, o homem era totalmente simétrico. "Como mulher, educada em um colégio feminino, era difícil não ler o simbolismo do ícone atual. A mulher estava literalmente na sombra do homem", escreveu ela. Veja a imagem  abaixo:

Ela contou, ainda, que tentou redesenhar o ícone com duas pessoas lado a lado, sem precisar uma estar à frente da outra, mas não conseguiu chegar a um resultado satisfatório. “Dezenas de tentativas mais tarde, abandonei essa abordagem depois de não conseguir criar um ícone que não se parecesse com um animal mítico de duas cabeças. Eu coloquei a mulher, um pouco menor, em frente ao homem”.

A designer também redesenhou o cabelo da silhueta feminina, alegando que, anteriormente, o ícone lembrava a sombra do personagem Darth Vader, de Star Wars. Ela também redefiniu o ícone de grupo, colocando a mulher no centro com dois homens ao seu lado. Veja a mudança abaixo:

No post, ela escreveu que, apesar de ter tomado a decisão sem autorização, os engenheiros do Facebook gostaram do resultado e começaram a soltar o novo ícone gradualmente aos usuários, sem alarde.

Na semana passada, o Facebook também ganhou um novo logo pela primeira vez desde 2005.

Fonte: Medium.

Acompanhe tudo sobre:DesignEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC