Tecnologia

Seis dicas importantes para começar a jogar Pokémon Go

O jogo da Niantic tem uma mecânica muito peculiar e consome muita bateria do celular


	Pokemon Go: app consome muita bateria do celular porque usa GPS e câmera e requer que tela esteja sempre ativa
 (Chris Helgren / Reuters)

Pokemon Go: app consome muita bateria do celular porque usa GPS e câmera e requer que tela esteja sempre ativa (Chris Helgren / Reuters)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de agosto de 2016 às 19h11.

São Paulo – Pokémon Go é o primeiro grande jogo de uma franquia da Nintendo a chegar para smartphones. Desenvolvido pela Niantic, o game requer que o usuário ande pela sua cidade para encontrar os monstrinhos. Eles são visualizados por meio da câmera, utilizando a tecnologia chamada realidade aumentada.

O jogo se tornou uma febre nos países em que foi lançado e provocou correrias em parques, assaltos e até uma polêmica com o museu do Holocausto.

Por enquanto somente, a primeira geração de Pokémon está disponível para a captura. É possível completar a PokéAgenda – um dispositivo que reconhece e armazena dados de Pokémon para estudo – ao pegar 151 monstrinhos diferentes.

Cada personagem vai aparecer em uma determinada região. Os dos tipo água, por exemplo, aparecem perto de rios e mares.

Como capturar um Pokémon?

Assim como no anime e nos demais jogos da franquia, é preciso usar PokéBolas para capturar os monstrinhos. Elas os encolhem e armazenam em um pequeno recipiente circular. 

Para capturar, você precisa jogar a PokéBola no Pokémon. A dica é ficar de olho no círculo verde que aparece sobre o monstrinho. Quanto menor ele estiver, mais chances você tem de capturar a sua presa. 

Você pode começar o jogo com o Pikachu

Quando você começa a jogar Pokémon Go, são apresentadas três opções: Bulbassaur, Charmander e Squirtle. No entanto, há uma quarta: Pikachu. Se você quiser o Pokémon mais famoso do mundo. 

A dica é ignorar os iniciais comum por três vezes. Na quarta, o Pikachu vai aparecer e basta jogar a sua PokéBola para capturá-lo.

O que são as PokéStops?

Essas paradas são locais nos quais o usuário pode conseguir itens importantes gratuitamente. 

Elas aparecem em destaque no mapa e permitem que você consiga PokéBolas sem precisar gastar dinheiro. Como o jogo é baseado em geolocalização, você precisará andar até a PokéStop mais próxima.

Como chocar ovos Pokémon

Os ovos que você consegue nas PokéStops do jogo precisam ser chocados. Como? Fazendo o que você mais faz ao jogar Pokémon Go: andando. 

É preciso tocar sobre os ovos para incubá-los. A partir daí, um contador começa a monitorar os seus passos. Porém, a tela precisa estar ligada (e com o app aberto) para isso. 

Quando você caminhou, em média, 5 km, seu ovo irá chocar e você terá um novo Pokémon.

Como tornar seu Pokémon mais forte

Cada Pokémon tem seu CP, que se refere ao seu poder de luta. Conforme você captura várias vezes o mesmo personagem, você ganha dois itens: uma StarDust e um Candy. O aumento de nível de poder de luta requer um determinado número desses itens. O jeito, então, é capturar todos os Pokémon que aparecerem.

Modo de economia de bateria

O Pokémon Go requer que o usuário esteja sempre com a tela acesa e o app aberto. Por isso, ele tem um modo de economia de bateria. Para ativá-lo, toque na PokéBola que aparece quando o smartphone está na vertical, depois, na engrenagem que fica no canto superior direito. Lá, vocé encontrará a opção referente ao modo de economia de energia, que deve estar ativado. 

Depois disso, abra o app e vire o seu smartphone de ponta cabeça. Dessa forma, o Pokémon Go continuará a funcionar, com o mínimo possível de brilho de tela.

No entanto, você precisa mudar o tempo de bloqueio automático do seu aparelho, se quiser sair para fazer uma caminhada para chocar um ovo no jogo, por exemplo.

Acompanhe tudo sobre:GamesIndústria eletroeletrônicaPokémon GoSmartphones

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não