Reator Japão (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 14 de setembro de 2015 às 09h55.
A empresa japonesa Kyushu Electric Power anunciou a conclusão, neste domingo, da operação para abastecer com combustível nuclear um reator que, exceto em caso de alguma anomalia, será o segundo reativado no Japão em outubro, após o acidente nuclear de Fukushima em 2011.
"A carga, que começou na sexta-feira, terminou no domingo às 21H14 (9H14 de Brasília)", afirmou um porta-voz da empresa que opera o reator Sendai 2, na região sudoeste do arquipélago. A unidade Sendai 1 é a única ativa no momento das 48 do Japão.
O reator Sendai 2, inativo desde setembro de 2011, foi o segundo a obter a aprovação técnica da agência independente de regulação do setor e dos representantes políticos locais para ser reativado.
O porta-voz da empresa, que afirma priorizar a segurança, informou que o reator pode começar a funcionar novamente em meados de outubro, "caso todas as análises aconteçam como está previsto".
Depois de entrar em funcionamento em 11 de agosto, a unidade Sendai 1 iniciou na semana passada a exploração comercial da energia elétrica produzida.
O Japão, que viu sua população traumatizada com a tragédia da central de Fukushima, registra anualmente mais de 20% dos terremotos mais potentes registrados no mundo.