Tecnologia

Segredo da Nokia motivou Microsoft

Um dos fatores que motivou a Microsoft a fazer essa compra foi o excesso de segredos que a Nokia guardou durante muito tempo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2013 às 15h43.

São Paulo – A Microsoft desembolsou 7,2 bilhões de dólares para comprar a divisão de celulares da Nokia na última semana. Um dos fatores que motivou a Microsoft a fazer essa compra foi o excesso de segredos que a Nokia guardou durante muito tempo para caso o Windows Phone não desse certo.

Em entrevista à CNET, Joe Belfiore, chefe de design do Windows Phone, revelou que a empresa guardava muitos segredos. Algumas pistas indicariam que a Nokia trabalhava às escondidas em um aparelho que nunca foi lançado ou mostrado para a Microsoft.

Belfiore afirmou que existiam exemplos reais de que a Nokia mantinha as informações sobre o suposto aparelho em segredo. Isso fez a Microsoft trabalhar no Windows Phone às escuras, priorizando planos de software sem saber o que a Nokia faria de hardware.

Segundo o The Verge, um dos segredos era que a Nokia teria se frustrado com algumas restrições impostas pelo Windows Phone ao software da câmera do Lumia 1020. As imposições da Microsoft dificultaram o armazenamento de grandes imagens e o acesso aos arquivos.

O resultado da falta de transparência fez aparelhos que frustraram os usuários porque poderiam ser bem melhores se combinassem o aparelho com o sistema operacional. Com a compra, os segredos da Nokia irão sumir. E essa é uma das grandes vantagens para a Microsoft e para os consumidores. A Microsoft espera, agora, triplicar sua participação no mercado do smartphones até 2018, já que a Nokia controla mais de 80% do mercado de Windows Phone. 

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNokiaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC