Tecnologia

Satélites da NASA ajudam a encontrar 17 pirâmides no Egito

Uma equipe de arqueólogos já confirmou a existência de duas das pirâmides por meio de escavações

Pirâmide de Quéfren, no Egito: imagens captadas pelos satélites revelaram a presença das estruturas abaixo da terra (Patrick Baz/AFP)

Pirâmide de Quéfren, no Egito: imagens captadas pelos satélites revelaram a presença das estruturas abaixo da terra (Patrick Baz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2011 às 11h34.

Washington - Uma equipe de arqueólogos descobriu 17 pirâmides enterradas no Egito com a ajuda de imagens de satélites da NASA, segundo um documentário da BBC que será exibido na próxima segunda-feira.

Liderada pela pesquisadora americana Sarah Parcak, da Universidade do Alabama em Birmingham, a equipe já confirmou a existência de duas das pirâmides por meio de escavações.

A BBC, que financiou a pesquisa, divulgou nesta semana as descobertas antes de ir ao ar o documentário intitulado "As Cidades perdidas do Egito", que descreve os resultados e as técnicas utilizadas.

"Eu não podia acreditar na descoberta", disse Parack, citada pela BBC. "Escavar uma pirâmide é o sonho de todo arqueólogo", afirmou.

A equipe de pesquisa também encontrou mais de mil tumbas e três mil câmaras, segundo o relatório.

Imagens em infravermelho captadas pelos satélites a 700 km de altura revelaram a presença das estruturas abaixo da terra.

Os satélites utilizaram poderosas câmeras que podem "localizar objetos com menos de um metro de diâmetro na superfície da Terra", aponta o informe da BBC.

A densidade das construções de tijolos de barro colaborou com a tecnologia, pois foi possível ver claramente o contraste sob a camada menos sólida de terra.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaBBCEgitoEmpresasNasa

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro