EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h18.
A pneumonia asiática obrigou a Motorla a fechar um de seus escritórios em Pequim, na China. A fabricante de celulares e equipamentos de telefonia móvel anunciou nesta terça-feira que um de seus executivos foi contaminado pelo vírus da Sars e que as atividades da filial estão suspensas por uma semana.
Pelo menos 27 dos 1 000 funcionários do escritório tiveram contato próximo com a pessoa contaminada e estão em quarentena. De acordo com um porta-voz da empresa, os outros funcionários estão "trabalhando remotamente em suas casas". Ele afirmou ainda que o outro escritório da companhia em Pequim, que possui 600 funcionários, está funcionando normalmente.
Esta é a terceira vez que a Motorola - um dos maiores investidores estrangeiros da China - tem de lidar com suspeitas ou confirmação de contaminação da doença. De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, isso mostra que a Sars pode ser uma séria ameaça para a economia do país. O número crescente de casos tem interrompido operações de empresas e impedido a visita de executivos.
A Motorola possui 12 000 funcionários na China e 3,4 bilhões de investimentos em produção local.