Tecnologia

São Paulo e Rio são cidades péssimas para dirigir, diz Waze

Brasil aparece como 9º colocado no ranking de qualidade de vias urbanas


	Trânsito: Brasil ocupa 15º lugar em ranking do Waze
 (Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)

Trânsito: Brasil ocupa 15º lugar em ranking do Waze (Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 16h34.

São Paulo – O Waze, conhecido por seu aplicativo de GPS, divulgou um estudo nesta semana em que coloca as cidades de São Paulo e Rio entre as piores do mundo para dirigir.

O tempo médio que as pessoas levam no deslocamento entre casa e local de trabalho é de 32,8 minutos em São Paulo e de 38,4 minutos no Rio.

O ranking do Waze coloca o Brasil em 15º lugar entre os piores países para dirigir, com nota 5,2, em escala de 1 a 10. Foram analisados aspectos como nível de satisfação do motorista, qualidade das vias, índice de congestionamento, questões socioecoômicas e Wazeness (um medidor de felicidade do Waze).

Apesar de São Paulo estar na lista, a região conhecida como Grande São Paulo foi considerada a melhor do país no quesito chamado "Trânsito Seguro", que analisa itens que aumentam a periculosidade no trânsito, como carros em acostamentos, acidentes ou atropelamentos. Nessa mesma lista, São José dos Campos foi a cidade brasileira com pior avaliação.

Brasília foi o município com vias de melhor qualidade, ocupando o 4º lugar no ranking, atrás somente de Bologna, Madrid e Yogyakarta. Já o Brasil, como um todo, obteve uma nota baixa no que se refere a ruas e estradas de qualidade, aparecendo como o 9º colocado entre os piores países.

No quesito felicidade, Ribeirão Preto obteve uma das piores notas do mundo, ao lado de Buenos Aires, Rennes e Barcelona.

Em metade das cidades estudadas, a velocidade média dos carros era de menos de 63,15 km/h.

O Waze avaliou a experiência de condução de 50 milhões de usuários de seu aplicativo em 32 países e em 167 áreas metropolitanas.

Os melhores países para andar de carro foram Holanda, Letônia, Estados Unidos, Suécia e República Tcheca.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasDados de BrasilMetrópoles globaismobilidade-urbanaRio de JaneiroSão Paulo capitalTrânsito

Mais de Tecnologia

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada