Tecnologia

Samsung, Xiaomi e Motorola fazem piada com iPhone 12 sem carregador

Segundo a Apple, decisão foi tomada pensando no meio ambiente e na quantidade de lixo eletrônico mundial; concorrentes mandaram indiretas

iPhone 12: celular da Apple não terá carregador e nem fone de ouvido na caixa (Apple/Divulgação)

iPhone 12: celular da Apple não terá carregador e nem fone de ouvido na caixa (Apple/Divulgação)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 19 de outubro de 2020 às 09h43.

Última atualização em 12 de novembro de 2020 às 14h21.

O iPhone 12 não terá nem fone de ouvido e nem carregador na caixa --- disse a Apple na semana passada, no evento do lançamento do novo smartphone. A decisão, segundo a empresa, foi tomada para "reduzir a quantidade de lixo eletrônico" mundial.

Aprenda como investir na Bolsa para comprar o seu iPhone 12. Comece hoje com o IniciAção!

De acordo com a Apple, há 2 bilhões de adaptadores disponíveis nas casas dos usuários, além de 700 milhões de fones de ouvido com entrada lightning (nome dado à entrada proprietária que a Apple inclui nos iPhones). A redução de espaço significaria caixas menores, mais iphones por containers, menos espaço tomado na logística. O impacto final, dados da empresa apontam, seria equivalente a menos 450.000 carros nas ruas todos os anos.

Mesmo com a justificativa, as concorrentes da Apple não perderam tempo para fazer piada com a decisão da maçã. A Samsung, por exemplo, publicou em seu perfil caribenho no Twitter uma imagem de um carregador com a legenda "incluso com o seu Galaxy" e escreveu na publicação que o smartphone da companhia "dá ao consumidor o que ele procura". "Do mais básico, como um carregador, a melhor câmera, performance de bateria, memória e até uma tela de 120Hz em um smartphone", escreveu a gigante sul-coreana.

https://twitter.com/SamsungCRBN/status/1317205733650333696

Enquanto isso, a Motorola publicou em seu Instagram uma imagem de divulgação do smartphone G9 com a seguinte legenda: "O moto G9 Plus é completo e vem com tudo o que você quer e precisa. Tem superbateria de 5000 mAh e você ainda recarrega em pouco minutos com o carregador TurboPower™️ 30 W que, claro, acompanha o smartphone".

https://www.instagram.com/p/CGVfwL2lqQl/

A Xiaomi, por sua vez, fez uma publicação no Twitter minutos após o evento da Apple acabar. "#RedmiNote9Pro Carregador rápido de 33w incluso. Na caixa", escreveu a companhia. O tuite teve 69,3 mil curtidas. Em seguida, a Xiaomi tuitou "Não apple-sível, meu amor!", fazendo alusão, novamente, ao fato de o iPhone 12 não ter o carregador na caixa.

Segundo o site irlandês StatCounter, a Samsung é a fabricante de celulares com a maior participação no mercado, de 30,6%. A Apple, em seguida, tem quase 25% de participação. Em quarto lugar está a Huawei, com 10,6% do mercado. A Xiaomi, em quinto, tem uma fatia de 9,47%.

(EXAME Academy/Exame)

 

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesiPhoneMotorolaSamsungSmartphonesXiaomi

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony