Tecnologia

Samsung Win 2 Duos TV

A Samsung é uma fabricante que lança diversas linhas de smartphones e, com isso, conseguiu a liderança do mercado mundial durante muitos anos e ainda domina o mercado brasileiro, segundo a IDC. Muitas famílias de produtos nascem e morrem todos os anos, mas dificilmente alguma delas é ressuscitada após algum tempo. Foi exatamente isso que […]

INFO

INFO

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2015 às 19h17.

logo-infolab

A Samsung é uma fabricante que lança diversas linhas de smartphones e, com isso, conseguiu a liderança do mercado mundial durante muitos anos e ainda domina o mercado brasileiro, segundo a IDC. Muitas famílias de produtos nascem e morrem todos os anos, mas dificilmente alguma delas é ressuscitada após algum tempo. Foi exatamente isso que aconteceu com o a linha Win, por mais estranho que pareça.

O primeiro Galaxy Win Duos, que chegou ao mercado em 2013, foi um sucesso de vendas no país, diz a própria Samsung, e agora o aparelho ficou mais potente e ganhou uma longa duração de bateria.

Lançado em março no mercado nacional, o Galaxy Win 2 Duos TV – além de um nome enorme – tem características semelhantes às da concorrência, como processador quad-core, 1 GB de RAM e câmeras de 5 MP (com flash) e 2 MP. O gadget é vendido em uma edição com TV por 779 reais, esta foi a versão analisada pelo INFOlab, e outra sem, vendida por 730 reais.

Na faixa de preço em que é vendido, o aparelho da Samsung bate de frente com o Zenfone 5, da Asus, e o com o Moto G, da Motorola. Uma vantagem que o Win 2 Duos TV tem logo à primeira vista é ter suporte para dois chips de operadoras, sendo um deles 4G.

Design

O design do Galaxy Win 2 Duos TV segue o padrão tradicional da Samsung para a gama básica/intermediária de produtos. O corpo é construído em policarbonato, um plástico que passa por um tratamento químico para torná-lo mais refinado.

A fina e frágil tampa traseira é removível e dá acesso à bateria, que pode ser trocada caso o consumidor queira. Aqui, a medida tomada pela fabricante tem um resultado misto: dar ao consumidor a habilidade de trocar a bateria dá maior longevidade ao produto, mas oferece riscos para quem usar baterias não oficiais. A dica, portanto, é não utilizar componentes não oficiais, especialmente porque baterias falsas costumam causar danos ao aparelho – e até mesmo ao usuário do smartphone.

O botão central físico continua com o mesmo formato dos smartphones topo de linha, mas a Samsung insiste em trocar os botões “voltar” e “aplicativos abertos” de lugar. Isso faz com que os gadgets da empresa utilizem a lógica invesa de disposição de botões com os outros smartphones Android do mercado, que possuem o “voltar” na esquerda e o “apps abertos” na direita.

O aparelho não é resistente à água, como acontece com Xperia M2 Aqua, da Sony. Porém, o aparelho compensa quando o assunto é ergonomia. Com sua tela de 4,5 polegadas, o smartphone da Samsung se encaixa bem na mão. Onde ele mais peca em termos visuais é na resolução do display, que não chega a ser HD, como a do Moto G e a do Zenfone 5. São apenas 480 por 800 pixels, um pouco menos do que o Motorola Moto E, que tem 540 por 960 pixels. Sendo assim, ver vídeos não será a melhor das experiências nesse produto.

Configuração

O smartphone tem configuração intermediária, lembrando muito o Moto G e o Moto E. O chipset é um Qualcomm Snapdragon 410 com CPU Cortex A53 quad-core de clock de 1,2 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento interno, GPU Adreno 306, entrada para cartão microSD de até 32 GB,Wi-Fi padrão N e bateria de 2 000 mAh.

O aparelho conseguiu executar bem o sistema Android KitKat que o acompanha de fábrica. Durante os testes do INFOlab, não foram constatados problemas de performance ao rodar aplicativos como editores de texto, redes sociais e players de vídeo ou música. Games leves, como Minion's Rush, puderam ser jogados sem engasgos.

Nos benchmarks, o aparelho obteve resultados próximos aos do Moto G.

Quadrant (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Win 2 Duos TV12059
Moto G9053
AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Win 2 Duos TV21173
Moto G18022
Vellamo (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Win 2 Duos TV1898
Moto G1620
3D Mark (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Win 2 Duos TV2640
Moto G5666

TV digital

Como o nome diz, o Galaxy Win 2 Duos TV tem suporte para TV digital padrão Full-seg. A antena que melhora a qualidade da recepção é física e fica na lateral inferior do gadget. Essa é uma característica da qual os concorrentes abriram mão em favor de antenas que podem ser ligadas ao conector P2, como acontece nos aparelhos Xperia Z1, Z2 e Z3, da Sony, bem como no Moto E e no Moto G, da Motorola. Segundo a Samsung, isso evita que você esqueça a antena em casa e possa ver televisão a qualquer momento (desde que você esteja em um lugar com boa qualidade de sinal).

O software de TV é simples. Ele permite sintonizar canais de TV aberta e ver informações sobre a programação. Seu funcionamento, em linhas gerais, foi bom, especialmente fora de grandes prédios corporativos, locais em que o sinal pode não ser muito bem captado.

Bateria

A duração de bateria do Galaxy Win 2 Duos é o seu principal atrativo. Nos testes do INFOlab, o dispositivo da Samsung obteve a marca de 7 horas e 16 minutos. A média dos concorrentes diretos (Moto G e Zenfone 5) é de 5 horas e meia.

Sistema

Como de praxe, a Samsung utiliza a personalização de interface chamada Touchwiz, que muda bastante o visual do sistema Android KitKat “puro” – como se via em aparelhos da linha Nexus.

A Samsung insiste em incluir versões demo de jogos medíocres da Gameloft, mas, ao menos, o Galaxy Win 2 Duos TV não vem com a enorme quantidade de aplicativos pré-instalados encontrada em smartphones topo de linha da marca. Além dos clássicos apps do Google e alguns úteis da Samsung, apenas o Evernote vem incluso, o que é bom. Esse app ajuda a organizar documentos na nuvem.

Câmeras

Em termos de câmeras, o Win 2 Duos TV oferece a configuração mínima para uma boa experiência de uso no dia a dia. São 5 MP na câmera principal, com flash LED, e 2 MP na dianteira. O limite de regulagem de ISO é 400, o que é abaixo da média dos smartphones.Isso não chega a ser um grande problema para quem tira fotos no modo automático.

O que incomoda é que a medição de luz das câmeras desse aparelho não é boa. É preciso fazer ajustes nas configurações de acordo com cada ambiente, especialmente a céu berto. O efeito chamado superexposição (ou estouro), quando a luz invade o limite do objeto fotografado, acontece. Um detalhe é que não é possível regular a exposição com a câmera frontal, ou seja, as selfies na rua não terão boa qualidade.

A Samsung não deixa a desejar no aplicativo da câmera principal do Win 2 Duos TV. Há, por exemplo, o modo melhor foto, que registra oito fotos e permite que você escolha a que mais gostou. Isso é ideal para captar imagens o seu cachorro que nunca posa para a foto. Outro recurso interessante é o voltado para esportes, que permite travar o foco em um determinado local para que, mesmo com um cenário em movimento, a imagem não fique borrada.

A câmera principal do smartphone filma em HD (720 a 30 fps). Ou seja, a resolução que ele capta é mais alta do que a que a sua tela pode reproduzir. Não que isso seja um problema, mas os vídeos terão melhorar qualidade em uma televisão ou monitor HD.

ISO 400

Foto por: INFO

ISO 100

Foto por: INFO

Exposição automática

Foto por: INFO

Exposição regulada manualmente

Foto por: INFO

Selfie a céu aberto

Foto por: INFO

Selfie

Foto por: INFO

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mXav7wJTkYo%5D

Vale a pena?

O Galaxy Win 2 Duos não é o smartphone mais potente do mercado, mas oferece uma boa usabilidade geral, especialmente para que está acostumado com a interface do Android utilizada pela Samsung. Ele se sai bem no que se propõe a fazer: é um bom smartphone intermediário com o adicional de ter uma duração de bateria acima da média da concorrência.

Ficha técnica

Sistema operacionalAndroid 4.4.4 (Kitkat)
ChipsetQualcomm Snapdragon 410
CPU (SoC)Cortex A53 Quad Core 1,2 GHz
GPU (SoC)Adreno 306
RAM1 GB
Armazenamento8 GB (5,1 GB livres) + microSD de até 32 GB
Bateria7h15
Tela4,5'' (480x800p)

Avaliação técnica

PrósDesign, dual-SIM, 4G, boa duração de bateria
ContrasSistema Android desatualizado; baixa resolução de tela
ConclusãoBom smartphone para atividades corriqueiras. Se destaca dos demais pela duração de bateria.
Configuração7.5
Usabilidade7.3
Diversão7.
Bateria7.4
Design7.5
Média7.6
PreçoR$ 779
Acompanhe tudo sobre:AndroidInfolabReviewsReviews INFOSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo