Tecnologia

Samsung UN46ES8000

Avaliação do editor Airton Lopes / Não estranhe se flagrar seu vizinho falando e acenando para a TV. Ele pode estar diante da UN46ES8000, a smartTV que reconhece o rosto do dono e obedece a comandos de voz e gestos. Além de todos os recursos esperados de um televisor de topo de linha, como ótima qualidade […]

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2012 às 10h29.

logo-infolab

Avaliação do editor Airton Lopes / Não estranhe se flagrar seu vizinho falando e acenando para a TV. Ele pode estar diante da UN46ES8000, a smartTV que reconhece o rosto do dono e obedece a comandos de voz e gestos. Além de todos os recursos esperados de um televisor de topo de linha, como ótima qualidade de imagem, exibição de vídeo em 3D, Wi-Fi embutido, aplicativos para todos os gostos e um belo design, o modelo oferece formas de interação que dispensam o controle remoto tradicional (veja o quadro na página ao lado). Na prática, a mais útil delas é a identificação pela face, que poupa o usuário de digitar senhas para entrar em alguns aplicativos. A chatice de escrever apertando o controle remoto também é substituída pelo reconhecimento de voz ao postar mensagens no Facebook e no Twitter ou realizar buscas na web. O nível de acerto na transformação da fala em frases é satisfatório. Outra maneira de usar a voz é ditando comandos para ligar a TV, trocar de canal, aumentar ou abaixar o volume e abrir aplicativos. Porém, a função serve mais para impressionar as visitas e quebrar o galho quando o controle remoto está longe do sofá. Apesar de serem úteis para mover o cursor pelo menu de aplicativos, os comandos por gestos acabam tendo aplicação semelhante. Com a desvantagem de serem bem mais cansativos e não funcionarem sem a luz necessária para a câmera registrar a contento os movimentos do usuário.

Avaliação de Giovana Penatti / Novas tecnologias exigem um período de aprendizado para serem utilizadas e aproveitadas ao máximo. Não que comandos por voz e gestos e reconhecimento facial sejam novidades, mas, quando aplicadas à televisão, se deve ter em mente que vai demorar um tempinho para reaprender a mudar de canal.

Aliás, mentira; mudar de canal é uma função simples de se desempenhar na Samsung SmartTv UN46ES8000 - e quase esquecida, diante de tantas outras que ela oferece.

Repleta de conteúdo próprio para todas as idades, a TV tem a proposta de se tornar uma companheira da vida da família. Há aplicativos para crianças (com games e controle do tempo que passam na TV), para manter a forma (monitora seu peso, mostra o progresso e tem vídeos com diversos exercícios) e um que é um verdadeiro álbum de memórias e funciona como uma espécie de rede social, na qual você pode subir fotos e vídeos e enviar mensagens. Até dá para fazer o upload desses arquivos diretamente do seu smartphone.

Além disso, ela se conecta à internet através do Wi-Fi (e tem suporte a Wi-Fi Direct) ou cabo de rede. Isso permite navegar na web, atualizar suas redes sociais (inclusive escrever mensagens com comando de fala) e fazer o download de mais aplicativos pelo Samsung Apps. Alguns que já vêm com a TV são Skype (sim, é possível fazer videoconferências utilizando a webcam e microfone integrados), Twitter, Facebook, Netflix e Youtube, entre outros.

O uso de gestos e voz para controlar a televisão empolga, mas, na prática, não é muito confortável. O reconhecimento dos gestos depende de luz para funcionar e cansa ficar com o braço levantado para zapear pelos canais. Ainda bem que a TV vem com dois controles, sendo um deles tradicional e o outro com um touchpad e um microfone embutidos. Já o comando por voz tem reconhecimento satisfatório, mas é um tanto estranho dar “olᔠpara a televisão para que ela ligue ou abra o menu principal. Enfim, é questão de costume utilizar os comandos por voz e gesto – só que, com o controle à mão, é mais fácil ficar com ele.

Na parte técnica, a televisão detona as concorrentes. A tela LCD com LED de 46” exibe imagens de qualidade excelente com resolução máxima de 1920 x 1080 (full HD) e taxa de atualização de 240 Hz, além de reproduzir vídeos em 3D e converter os 2D. Para visualizar essas imagens, ela vem com quatro óculos que têm lentes removíveis, que se encaixam em óculos de grau. A UN46ES8000 também tem processador Dual Core, o que permite desempenhar as funções mais rápido.

O visual da smartTV merece ser mencionado: ela é bonita até desligada. A moldura é bastante estreita, com 0,5 cm de espessura, e mal dá para notar. A base é uma estrutura cromada que permite a rotação do monitor para acessar a parte de trás, onde ficam as conexões e os botões de controle da TV – estes, bem na lateral, então é fácil de alcançar mesmo sem rotacionar a tela. Além disso, são em formato de joystick, o que torna mais fácil o reconhecimento e uso.

Quanto às conexões, não há nada de especial em relação a outras da mesma categoria. São quatro HDMI (uma delas ARC), uma vídeo componente, uma vídeo composto, três USB (sendo duas normais e uma energizada – serve para, por exemplo, conectar um HD externo), duas RCA estéreo e uma P2, além da conexão para o aparelho Smart Evolution, que será vendido a partir de 2013 e permitirá upgrades de conteúdo e hardware na smartTV. Alguns dos formatos de vídeo que ela reproduz são AVI, DivX, MKV (com áudio DTS e legendas .srt), MOV, MP4, WMV e XviD.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/1e8f5647881a8b6f4b4e161a566ca0cf

Ficha técnica

Tela46”
Resolução1920 x 1080
TecnologiaLCD com LED (edge lit micro dimming)
Taxa de contraste (dinâmico)30 000 000:1
Brilho353 cd/m²

Avaliação técnica

PrósExcelente qualidade de imagem; reconhecimento de face (poupa a digitação de senhas); possibilidade de upgrade; Wi-Fi embutido; econômica (consumo nominal de 76 W)
ContrasControle por gestos não funciona no escuro e cansa
ConclusãoÉ uma TV com funções para toda a família e simples de usar, além de ter recebido a maior nota dada pelo INFOLab para uma televisão dessa categoria até agora.
Imagem8,8
Áudio7,5
Áudio7,5
Conexões9,0
Média9.0
PreçoR$ 6499
Acompanhe tudo sobre:SamsungTV

Mais de Tecnologia

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa

Bluesky aproveita crise no TikTok e anuncia feed exclusivo para vídeos na vertical

Trazer o TikTok de volta pode custar US$ 850 bilhões para Google, Apple e Oracle