Tecnologia

Samsung UN40F5500

Avaliação de Airton Lopes / Rever um lance bonito de uma partida de futebol não depende mais da boa vontade do narrador. Em sua linha de aparelhos de TV para 2013, a Samsung estreou o modo futebol, que realça a imagem, o som e a interatividade dos jogos. Presente até em modelos com recursos intermediários, […]

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2013 às 21h58.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Rever um lance bonito de uma partida de futebol não depende mais da boa vontade do narrador. Em sua linha de aparelhos de TV para 2013, a Samsung estreou o modo futebol, que realça a imagem, o som e a interatividade dos jogos. Presente até em modelos com recursos intermediários, como este, testado pelo INFOlab, o ajuste para assistir a jogos é acionado com apenas uma tecla. A partir daí, a imagem assume cores mais vibrantes, o áudio é equalizado para ressaltar o barulho da torcida e a transmissão começa a ser gravada. Isso permite pausar o jogo ou rever lances de forma instantânea, sem depender do replay da emissora. Se quiser, o espectador assiste às partidas acompanhando comentários feitos no Twitter e no Facebook, que aparecem na lateral da tela. 

Em relação ao ajuste padrão de imagem e de som, as diferenças são perceptíveis, mas distantes da promessa de levar o espectador para dentro do estádio. Na TV testada, a potência e a qualidade dos alto-falantes são similares às de um modelo de LCD com LED de 40 polegadas comum.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/ba9824d738adc2c0cd91169d0c90b6fa

Avaliação de Cauã Taborda / Além do apelo aos amantes do futebol que foi destacado acima, a UN40F5500 atende a um público exigente com a qualidade de imagem, que espera aproveitar a conectividade das smartTVs mas não quer gastar muito. Vendida por pouco mais de dois mil reais, essa TV oferece uma ótima relação entre custo e benefício.

Com um processador dual core, a transição entre os menus e navegação nos aplicativos se mostrou muito mais ágil em nossos testes em relação às gerações anteriores. O mesmo acontece com o DLNA. A transmissão de conteúdo de um dispositivo para a TV se tornou visivelmente melhor.

Esse modelo não conta com o acabamento premium dos modelos mais caros, mas ainda assim seu design em plástico é elegante. A base da TV, em formato que lembra um X, possui inclinação lateral e confere uma boa altura ao conjunto. A fixação em paredes e painéis é feita por parafusos no padrão VESA. Simples, o controle tem botões grandes e confortáveis. O acesso ao menu de aplicativos é feito pela tecla Media P. Não há atalho para o Media Hub como nos modelos anteriores.

Há um bom número de conexões. São duas entradas RF, quatro HDMI, componente, composta, RCA estéreo, P2, duas USB 2.0 e uma entrada Ethernet. Há Wi-Fi embutido, um recurso que era deixado de lado nos aparelhos intermediários da geração anterior. Apesar de não ter uma webcam embutida, o usuário pode adquirir o acessório por 429 reais. Isso habilita os recursos de controle por gestos e reconhecimento facial.

A reprodução de arquivos satisfaz os mais exigentes. Em nossos testes, a TV reconheceu arquivos DivX, XviD, MKV, MPEG-4, MOV, WMV e AVCHD em 1080p e também FLV. Todos rodaram com legendas no formato SRT, inclusive na reprodução por DLNA. A única exceção é o formato RMVB.

Ficha técnica

Tela40”
ResoluçãoFull HD
TecnologiaLCD com LED
Entradas3 HDmI, 1 vídeo componente, 1 composto
ConexõesEthernet, Wi-Fi

Avaliação técnica

PrósModo futebol; recursos de smartTV; compatibilidade com formatos de vídeo; espelhamento de tela de smartphone;
ContrasNenhuma porta HDMI tem ARC; não tem WiDi; acabamento não é o de topo de linha; não é compatível com o kit evolution (para upgrade);
ConclusãoTV com bons recursos e ótima relação entre custo e benefício. Mesmo sem o acabamento das topo de linha, as principais funcionalidades são contempladas.
Imagem8
Áudio7,7
Conexões7,5
Interatividade8,2
Reprodução de mídia9
Design7,6
Média8.0
PreçoR$ 2.099
Acompanhe tudo sobre:SamsungTVs

Mais de Tecnologia

México abrigará maior polo regional de inovação após anúncio da Foxconn

EUA pode forçar Google a vender Android, Chrome e Google Play para corrigir monopólio

Novas marcas chinesas de veículos elétricos batem recordes de vendas em setembro

NASA estuda tecnologia para construir 'prédio de mofo' na Lua e em Marte