Tecnologia

Samsung supera Nokia e torna-se líder em smartphones

O Gartner Group aponta que a Samsung ultrapassou a Nokia e tornou-se o maior fabricante de smartphones e que as vendas do Android triplicaram em um ano

A Samsung cresce junto com o sistema Android, presente em mais da metade dos smartphones vendidos no mundo (Laurent Fievet/AFP)

A Samsung cresce junto com o sistema Android, presente em mais da metade dos smartphones vendidos no mundo (Laurent Fievet/AFP)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 16h38.

São Paulo — Um relatório divulgado ontem pelo Gartner Group aponta que a Samsung ultrapassou a Nokia em número de smartphones vendidos, tornando-se o maior fabricante do mundo. O estudo indica, também, que as vendas de aparelhos com o sistema Android triplicaram em um ano.

Os dados do Gartner apontam que 60,5 milhões de aparelhos com o sistema operacional do Google foram vendidos no terceiro trimestre. Isso é quase o triplo dos 20,5 milhões comercializados no mesmo período do ano passado. Em um ano, a participação do Android no mercado mais que dobrou, de 25,3% para 52,5%. Já o Symbian despencou de 36,3% de participação para 16,9%. Mesmo com essa queda acentuada, o sistema que a Nokia está abandonando ainda é o segundo mais usado.

Apple

Em terceiro lugar vem o iOS, do iPhone. O sistema da Apple cresceu em unidades vendidas, de 13 para 17 milhões, mas perdeu participação, indo de 16,6% para 15%. Mas é bom lembrar que, no terceiro trimestre, havia a expectativa da chegada de um novo iPhone (que acabou sendo o iPhone 4S em vez do esperado iPhone 5) e de cortes nos preços dos modelos existentes. Por isso, muitos compradores de produtos Apple adiaram a aquisição. Assim, os números da Apple devem ser melhores no quarto trimestre.

A canadense RIM vendeu pouco menos de 13 milhões de unidades da linha BlackBerry no terceiro trimestre, número parecido com o do mesmo período de 2010. Mas vendas estáveis num mercado em crescimento significam, é claro, perda de participação, que caiu de 15,4% para 11%.


A lista do Gartner traz, num distante quarto lugar, o Bada, usado pela Samsung em smartphones de baixo custo. Sua participação dobrou, de 1,1% para 2,2%. Com esse crescimento, o sistema da Samsung ultrapassou a versão para dispositivos móveis do Windows, que declinou de 2,7% para apenas 1,5% dos smartphones vendidos.

Mas o terceiro trimestre antecedeu o lançamento do Windows Phone Mango e dos primeiros smartphones da Nokia com o sistema operacional da Microsoft. Assim, é provável que os números do Windows melhorem um pouco no quarto trimestre. “O marketing pesado da Nokia e da Microsoft para promover os novos smartphones Lumia deve trazer melhoras”, diz Roberta Cozza, analista principal do Gartner, que assina o relatório divulgado ontem.

Samsung é a número um

Entre os fabricantes, o grande destaque é que a Samsung ultrapassou a Nokia em número de smartphones vendidos, tornando-se o maior fabricante do mundo. Considerando todos os tipos de celulares, porém, a Nokia continua sendo a número um.

A participação da empresa finlandesa caiu de 28,2% para 23,9% no período considerado pelo Gartner. A Samsung manteve o segundo lugar em celulares, indo de 17,2% para 17,8%. Na sequência vêm, com menos de 5% cada uma, LG, Apple, ZTE, RIM, HTC, Motorola, Huawei e Sony Ericsson.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaiPhoneNokiaSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro