Tecnologia

Samsung registra piores vendas na Coreia do Sul em 8 anos

A receita em 2014 representou uma queda de 9% em relação ao ano anterior

samsung (Reuters)

samsung (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2015 às 05h36.

A Samsung registrou em 2014 a pior marca de vendas em oito anos em seu próprio país, Coreia do Sul, pela queda da procura por seus smartphones segundo um relatório de contabilidade divulgado nesta segunda-feira (9) pela empresa.

As vendas líquidas da empresa na Coreia do Sul alcançaram ano passado 20,7 trilhões de wons (US$ 18,7 bilhões), o que põe fim a sete anos consecutivos de crescimento desde que em 2007 superou pela primeira vez a marca de 20 trilhões de wons.

O número de 2014 representou uma queda de 9% em relação ao do ano anterior, indicou o relatório sobre vendas líquidas, que não incluem as transações entre as filiais do Grupo Samsung, o maior conglomerado empresarial da quarta economia da Ásia.

O relatório revelou que a abrupta queda das vendas da empresa em seu próprio país se deve à queda da procura de seus smartphones entre os consumidores sul-coreanos, o mesmo que tem acontecido em outros mercados do mundo e que reduziu os lucros da empresa.

A divisão de telefonia celular da Samsung, responsável por mais da metade da receita da companhia, viu suas vendas líquidas diminuírem 19,5% anualizado, segundo o relatório.

A Coreia do Sul representou 10% das vendas líquidas da empresa no mundo todo em 2014, e os Estados Unidos 30%.

A Samsung tem registrado nos últimos trimestres quedas cada vez maiores em seus lucros à medida em que perde hegemonia no mercado mundial de smartphones, dominado pela Apple na gama alta e com os fabricantes chineses crescendo nos baixos e médios padrões.

Em uma tentativa de reverter esta situação, a empresa sul-coreana apresentou seu novo carro-chefe, o Galaxy S6, que sairá à venda nas próximas semanas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOSamsung

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp