Tecnologia

Samsung planeja celular com tela flexível, dizem fontes

A Samsung está avaliando a introdução de dois novos modelos de smartphones com telas flexíveis, incluindo uma versão que se dobra pela metade, dizem fontes


	Samsung: segundo modelo da Samsung terá uma tela de 5 polegadas quando usada como celular, que se desdobra e forma uma tela de até 8 polegadas similar a um tablet, disseram fontes
 (Divulgação/Samsung)

Samsung: segundo modelo da Samsung terá uma tela de 5 polegadas quando usada como celular, que se desdobra e forma uma tela de até 8 polegadas similar a um tablet, disseram fontes (Divulgação/Samsung)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2016 às 20h04.

A Samsung Electronics está avaliando a introdução de dois novos modelos de smartphones com telas flexíveis, incluindo uma versão que se dobra pela metade, como um estojo de pó compacto de maquiagem, disseram pessoas informadas sobre o assunto.

Os aparelhos, que utilizam diodos emissores de luz orgânicos (OLED), poderiam ser lançados no início de 2017, disseram as pessoas, pedindo anonimato porque o assunto é privado. Isso provavelmente daria à empresa uma vantagem em relação aos novos iPhones da Apple.

O segundo modelo da Samsung terá uma tela de 5 polegadas quando usada como celular, que se desdobra e forma uma tela de até 8 polegadas similar a um tablet, disseram as pessoas.

Maior fornecedora de painéis OLED para aparelhos móveis, a Samsung é pioneira no desenvolvimento de novos formatos de telas com seus smartphones Edge, que têm vários lados. O uso de tecnologias avançadas para telas pode ajudar a empresa a recapturar clientes da Apple e a aumentar os lucros da empresa, que caíram nos últimos dois anos.

“Esse produto pode ser um divisor de águas se a Samsung conseguir criar uma interface de usuário adequada para as telas flexíveis”, disse Lee Seung Woo, analista da IBK Securities em Seul. “O ano que vem é um cenário provável. O maior obstáculo deles estava relacionado à fabricação de plásticos transparentes e a torná-los duráveis, o que parece ter sido resolvido”.

As ações da Samsung subiram 1,5 por cento em Seul, para 1.398.000 wons, ampliando o ganho deste ano para 11 por cento. As fornecedoras da Samsung deram um salto. A V Technology, que conta com a Samsung como sua segunda maior cliente, segundo dados compilados pela Bloomberg, subiu 15 por cento em Tóquio, para 9.270 ienes. A Murata Manufacturing avançou 4,7 por cento e a Screen Holdings reverteu declínios anteriores e fechou em alta.

Com o codinome “Project Valley”, a Samsung poderia lançar um ou ambos os aparelhos já em fevereiro, durante o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, em Barcelona, disse uma das pessoas. O cronograma daria à Samsung uma vantagem em relação ao iPhone fabricado com telas OLED que poderá ser lançado pela Apple mais adiante em 2017, disse a pessoa.

A empresa também poderá nomear a próxima versão de seu aparelho Note como “Note 7”, pulando um número, para alinhá-lo à sua principal família de smartphones, o Galaxy S, disse uma das pessoas. A Samsung não planeja comercializar os novos modelos com telas flexíveis na linha Galaxy S, disse a pessoa.

Por e-mail, a Samsung informou que prefere não comentar o assunto.

Após usar o OLED em seus aparelhos de ponta, a Samsung contará com a tecnologia para conseguir pedidos de fornecimento. As telas são mais finas, têm cores mais brilhantes e consomem menos bateria que os modelos atuais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro