Tecnologia

Samsung lança linha de celulares Galaxy M com venda só na internet

Aparelhos chegam com câmeras que têm a amplitude de captura de uma GoPro

Galaxy M: smartphones da linha têm câmeras com lente grande angular (Lucas Agrela/Site Exame)

Galaxy M: smartphones da linha têm câmeras com lente grande angular (Lucas Agrela/Site Exame)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 25 de abril de 2019 às 11h44.

Última atualização em 25 de abril de 2019 às 11h47.

São Paulo -- A sul-coreana Samsung renovou o seu portfólio de smartphones intermediários com a nova linha Galaxy M. Ela chega com produtos para faixas de preço de 899 reais a 1.499 reais e terá venda somente via internet, nas redes de varejo online -- uma decisão inédita para a Samsung.

No total, são três novos modelos de celulares Android da Samsung que chegarão ao Brasil em maio. Eles são chamados M10, M20 e M30. Todos contam com o padrão de tela ampla, sem botões físicos na dianteira, conceito de design que a empresa chama de display infinito.

O Galaxy M30 é o mais avançado dos três. Ele tem tela de 6,4 polegadas com resolução Full HD, 64 GB de memória, 4 GB de RAM, leitor de impressões digitais e sensor de reconhecimento facial. Sua bateria é de 5.000 mAh, acima dos 3.000 mAh normalmente vistos em celulares Android.

Smartphone Samsung Galaxy M30

M30: aparelho tem câmera traseira tripla (Lucas Agrela/Site Exame)

A câmera traseira do produto é tripla. Duas delas (13 MP e 5 MP) servem para tirar fotos com fundo desfocado, enquanto a terceira tem lente grande angular (ultrawide), como a de uma GoPro, com ângulo de captura de 120 graus. Na dianteira, a câmera única tem resolução de 16 megapixels. O preço sugerido do Galaxy M30 é de 1.499 reais.

O Galaxy M20 tem os mesmos recursos que o M30, exceto pelas câmeras. Para fotos, o aparelho vem com câmera traseira dupla, uma de 13 MP e outra de 5 MP, segundo que essa segunda tem lente grande angular. Na dianteira, a câmera tem 8 MP, O preço sugerido do aparelho é de 1.199 reais.

Já o Galaxy M10 é o mais básico da linha M. Ele tem processador mais lento (1,6 GHz contra 1,8 GHz dos demais). Suas câmeras também são mais simples. O interessante é que, mesmo na faixa de preço abaixo dos mil reais, ele já oferece ao consumidor uma câmera grande angular, assim como no M20 e no M30. Além dela, há também uma câmera, de amplitude de captura tradicional, com 13 MP de resolução. A câmera frontal tem 5 MP. O preço sugerido do Galaxy M10 é de 899 reais.

 

 

Primeiras impressões

As primeiras impressões dos aparelhos M30 e M20 foram positivas. Eles se mostraram plenamente funcionais em todos os aspectos essenciais. A velocidade de abertura de apps foi adequada para a categoria e o design ajuda a levar o conceito de tela infinita a um novo público, o que democratiza o padrão visual adotado pela Samsung desde 2017.

O M10 também se mostrou com desempenho aceitável, mas é nítido que falta poder de processamento ao produto. Ao tirarmos fotos com ele, leva mais de um segundo até que as imagens sejam efetivamente registradas na memória. Com o tempo, o aumento da complexidade dos aplicativos do cotidiano podem deixá-lo com performance aquém do ideal.

Concorrência

A linha Galaxy M é a primeira que a Samsung lança no mercado nos últimos anos. Antes, ela adotava a tríade Galaxy J, Galaxy A e Galaxy S -- Além do Note, que é uma categoria posicionada em um segmento ainda mais premium. Com a chegada da M e a recente renovação da linha A, a J fica no passado. Sobraram no mercado os mais recentes J2, que contam com sistema Android GO, uma versão do software que é otimizada para celulares com 1 GB de memória RAM.

Com esse novo contexto, a Samsung coloca a linha Galaxy M para concorrer na faixa de preço em que são vendidos os produtos da linha de maior sucesso da história da Motorola: os Moto Gs. A recente geração, Moto G7, se posiciona no mercado com três modelos: Play, G7 e G7 Plus. A Motorola é a segunda empresa que atualmente mais vende smartphones no Brasil, atrás da Samsung, de acordo com dados da consultoria IDC.

A Asus também lançou recentemente aparelhos para essa categoria, que tem preços de até 1.500 reais. Os mais novos são o Zenfone Max Shot e o Max Plus M2. Por fim, há o K12+, um smartphone da LG que chegou ao mercado com o diferencial de ter um sistema de som 3D que funciona sem a necessidade de fones de ouvido especiais.

Os novos Galaxy M chegam com câmeras que fazem o trabalho de uma GoPro na captura de imagens amplas. Nesse ponto, apenas a Asus rivaliza com a Samsung nessa faixa de preço.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesSamsung

Mais de Tecnologia

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa