Tecnologia

Samsung lança Chromebook Plus no Brasil com foco em educação

Aparelho tem sistema Chrome OS, tela sensível ao toque

 (Samsung/Divulgação)

(Samsung/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 16h19.

Última atualização em 5 de outubro de 2018 às 16h22.

São Paulo – A Samsung lança nesta sexta-feira (5) o notebook chamado Chromebook Plus. O aparelho tem como diferencial uma câmera de 13 megapixels com lente ampla e abertura de f/1.9, feita para captar luz mesmo em ambientes parcialmente escuros. Com preço sugerido de 3.499, o produto será voltado para educação. Ele não será vendido a consumidores, a ideia é levá-lo a escolas.

Com revestimento em metal, o notebook tem peso de 1,33 kgs, mantendo a vocação dos Chromebooks em geral para a portabilidade. Sua tela sensível ao toque de 12 polegadas tem resolução Full HD e pode ser virada a quase 360 graus, o que o deixa com usabilidade semelhante à de um tablet. Por isso, ele se enquadra na categoria chamada 2 em 1 e é o primeiro Chromebook dessa categoria a ser lançado no mercado brasileiro.

Por dentro, o notebook tem processador da linha Intel Celeron 3965Y, 4 GB de RAM e 32 GB de espaço na memória.

O restrito armazenamento não é novidade para quem conhece a natureza dos Chromebooks. Esses aparelhos não têm sistema Windows 10. Em vez disso, eles têm o Chrome OS, que é um sistema parecido com o navegador Chrome e com recursos à la Windows, como um explorador de arquivos ou reprodutores de mídia nativos. Os programas pré-instalados, em sua grande maioria, são abertos diretamente no navegador, como é o caso de Gmail, Drive e YouTube. A limitação da memória acontece porque, para diversas atividades, ela não é tão necessária. Fotos e vídeos, por exemplo, podem ficar no gratuito Google Fotos. A instalação de aplicativos adicionais pode não ser necessária, uma vez que muitos serviços rodam no navegador–ainda que seja possível instalar apps feitos para o sistema Android.

A duração de bateria prometida pela fabricante é de 10 horas de uso, parecida com a de muitos smartphones, como é o caso do iPhone X.

No segmento de educação, a Samsung rivaliza com a Positivo Tecnologia, que também tem notebooks, além de uma universidade dentro de seu grupo.

Acompanhe tudo sobre:SamsungNotebooksChrome OSChromebook

Mais de Tecnologia

Como escolher uma TV de 65 polegadas ou maior na Black Friday

5 geladeiras Frost Free para ficar de olho na Black Friday 2025

Para esta gigante de IA, jovens do ensino médio são melhores funcionários

IBM revela novos supercomputadores quânticos que prometem mais precisão