Bixby: a assistente pessoal da Samsung é apresentada durante o evento de lançamento do Galaxy S8 (YouTube/Samsung/Reprodução)
Lucas Agrela
Publicado em 19 de fevereiro de 2020 às 11h02.
Última atualização em 19 de fevereiro de 2020 às 13h14.
São Paulo – A sul-coreana Samsung lança oficialmente nesta quarta-feira (19) no Brasil a assistente de voz Bixby. Os primeiros dispositivos a receber a Bixby serão os das linhas Galaxy S10 e Galaxy Note 10.
Como o Google Assistente ou a Siri, a assistente virtual da Samsung permite que o usuário faça pesquisas com comandos de voz, ative alarmes ou mesmo controle aparelhos da marca à distância, como televisores.
O lançamento da Bixby em português é uma parte central da estratégia da Samsung no país, uma vez que ela conecta dispositivos das suas divisões de negócios IM (dedicada a celulares, relógios e acessórios) e CE (dedicada a TVs, lavadoras, aspiradores-robóticos e condicionadores de ar).
“A Bixby é uma plataforma de inteligência artificial muito importante para a Samsung. O lançamento em português é um momento muito significativo para a companhia”, afirmou Yoonie Joung, presidente da Samsung Brasil.
A ativação da Bixby é feita por meio de um comando de voz adotado globalmente pela marca: “Hi, Bixby”. Após dizer esse vocativo, o usuário pode pedir para saber informações sobre a previsão do tempo, marcar compromissos na agenda, ligar um alarme ou solicitar uma corrida de Uber para o aeroporto de Guarulhos, para citar alguns exemplos.
A assistente de voz estava em período de teste público com donos de smartphones Galaxy S10 desde 22 de janeiro.
Bruno Costa , gerente sênior da área de conteúdos e serviços da Samsung, afirma que o lançamento chegou a ser antecipado uma vez que a assistente de voz respondeu corretamente às solicitações feitas em português em 98% dos casos. A adaptação da Bixby ao português foi feita em território nacional.
“O Brasil tem um centro de pesquisa e desenvolvimento em Campinas e outro em Manaus. Apesar de não serem dedicados à inteligência artificial, eles tiveram um papel fundamental na adaptação da Bixby para português. Dedicamos muito tempo na identificação de sotaques e expressões regionais do país para garantir que tivéssemos realmente adaptando ao mercado brasileiro a nossa assistente virtual, não apenas tornando-a compatível com o idioma português”, afirmou Costa.
A Bixby estará disponível nos smartphones das linhas Galaxy S10 e Galaxy Note 10. Os celulares dobráveis Galaxy Fold e o recém-anunciado Z Flip também estarão entre os primeiros a receber a Bixby. Segundo a fabricante, em breve, mais aparelhos receberão a assistente de voz.