Tecnologia

Samsung Galaxy S III Mini

Avaliação de Lucas Massao / Parecendo mais um spin-off de jogo de videogame, a Samsung lança o Galaxy S III Mini, a versão menor do ex-topo de linha. Corpo e construção Logo de cara podemos ver por que essa versão do Galaxy S III é chamada de Mini.  A tela passou a ter 4 polegadas, […]

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2013 às 10h00.

logo-infolab

Avaliação de Lucas Massao / Parecendo mais um spin-off de jogo de videogame, a Samsung lança o Galaxy S III Mini, a versão menor do ex-topo de linha.

Corpo e construção

Logo de cara podemos ver por que essa versão do Galaxy S III é chamada de Mini.  A tela passou a ter 4 polegadas, mas ainda é uma Super AMOLED. Se aliarmos as bordas arredondadas com a redução de tamanho, temos o principal ganho em relação ao Galaxy S III: poder segurar o smartphone e usa-lo somente com uma mão. O acabamento é o mesmo de outros aparelhos da linha Galaxy. Devido ao tamanho do aparelho, ele aparentar ser mais frágil.

As configurações internas também sofreram alterações. Começando pelo processador, O SIII Mini deixa de lado o Cortex A9 do S III para usar a versão dual core com 1 GHz de clock do processador. O aparelho possui 1 GB de memória RAM e 4 GB de armazenamento interno (expansível até 32 GB com um cartão microSD).

Benchmark Quadrant (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

LG/Optimus L5

1.483

Sony/Xperia J ST25a

1.844

Positivo/YPY 400

2.557

Samsung/Galaxy SIII Mini

2.895

Usabilidade

Rodando o Android 4.1.1 (Jelly Bean), o SIII Mini faz um bom uso de sensores como acelerômetro, giroscópio e de proximidade. Alguns usos legais desses sensores são silenciar uma música ou ligação colocando o aparelho com a face para baixo em uma mesa e controlar o zoom aproximando ou afastando o aparelho enquanto dois dedos tocam a tela.

A função DLNA já está integrada ao sistema. Com ela, podemos compartilhar conteúdos multimídia como outros aparelhos como TVs e soundbars. Outra ferramenta útil é o Wi-Fi Direct que possibilita transferir arquivos diretamente para smartphones ou tablets. Para ativar a opção é necessário entrar nas configurações de Wi-Fi ,selecionar o Wi-Fi Direct e escolher o dispositivo de destino. Depois basta selecionar os arquivos na galeria de fotos e vídeos, selecionar a opção compartilhar e escolher a função.

A câmera também apresenta recursos interessantes como balanço de branco, detectar sorrisos, flash produzido por LED, e foco feito com um toque na tela. Mesmo com a variedade de recursos, o sensor de 5 MP decepcionou produzindo imagens de qualidade mediana. As filmagens são feitas em 720p a 30 quadros por segundo e apresentaram uma qualidade acima da média para um smartphone intermediário.

 A câmera frontal VGA poderia ter sido aprimorada, já que é por ela que realizamos chamadas com o Skype. O principal problema relacionado às câmeras é que não existe um botão físico específico para ativa-las diretamente. Ou seja, é necessário desbloquear a tela e selecionar o aplicativo.

Vale destacar a presença de alguns aplicativos do Galaxy SIII. Como S Note, aplicativo que permite a criação de notas em até 7 modelos diferentes com a possibilidade de customiza-las com fotos, vídeos, quadros e capas. S Suggest, app que sugere outros apps tomando como base o perfil do usuário e aplicativos já instalados. E o S Voice, um recurso de comando por voz que pode responder perguntas, abrir aplicativos, fazer consultas na web entre outras funções.

Em outro quesito multimídia, o player do Galaxy SIII Mini conseguiu reproduzir os formatos MP3, WAV, eAAC+,AC3 e OOG para áudio e MP4,XviD e WMV para vídeo.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/1864755bef94476f7a37820d4c61dde1[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zNyow-qJOZU&w=665&h=374%5D

Considerações finais

Herdando o design “sabonetinho”, o Galaxy SIII Mini consegue simular muito bem a experiência oferecida pelo Galaxy SIII. Mas diferentemente do seu irmão, o smartphone sai por baixo nas comparações com outros topo de linha. Felizmente o foco do SIII Mini é o mercado de aparelhos intermediários, lugar onde ele consegue competir de igual para igual com seus concorrentes. 

Ficha técnica

SOAndroid 4.1.1 (Jelly Bean)
ProcessadorCortex A9 1 GHz dual core
Conexões3G, Wi-Fi (Dual Band), Bluetooth 4.0
Tela4 polegadas
Câmera5 MP e VGA
Peso115 g
Armazenamento3,5 GB
Bateria13h45min

Avaliação técnica

PrósExcelente autonomia de bateria acima da média, possui swype, DLNA e Wi-Fi Direct.
ContrasCâmera poderia ser de 8 MP, poderia ter mais espaço interno.
ConclusãoPor um preço menor, o SIII Mini consegue oferecer uma experiência semelhante, mas não igual a oferecida pelo Galaxy SIII
Configuração7,7
Usabilidade8
Bateria8
Design 8,4
Diversão7,5
Média7.9
PreçoR$ 1.199
Acompanhe tudo sobre:SamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos

Para trazer mamute extinto de volta, startup recebe US$ 200 milhões em investimento