Tecnologia

Samsung Galaxy Note 3

Avaliação de Airton Lopes / O aparelho que inaugurou a tendência de smartphones com telas enormes e ressuscitou a caneta stylus ganhou uma versão com display ainda maior. Agora são 5,7 polegadas com resolução full HD para manusear com as duas mãos, o que desagrada a alguns, ou com a caneta S Pen. O corpo do Note3 tem […]

Note 3

Note 3

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 19h49.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / O aparelho que inaugurou a tendência de smartphones com telas enormes e ressuscitou a caneta stylus ganhou uma versão com display ainda maior. Agora são 5,7 polegadas com resolução full HD para manusear com as duas mãos, o que desagrada a alguns, ou com a caneta S Pen. O corpo do Note3 tem o mesmo tamanho do antecessor, mas é mais fino (0,9 centímetro de espessura) e leve (168 gramas).

A configuração é poderosa e, nos testes do INFOlab com reprodução de vídeo, o modelo teve a maior autonomia da categoria. A bateria resistiu por 9 horas e 58 minutos. Fotos são feitas com a mesma resolução (13 MP) e recursos do Galaxy S4. A novidade é a filmagem de clipes de até 5 minutos de duração em resolução 4K. Ele também é o primeiro com porta USB 3.0.

Avaliação de Lucas Agrela / A linha Samsung Galaxy Note, apresentada da feira de eletrônicos IFA 2011, criou uma nova categoria de dispositivos que fica em entre a de tablets e a de smartphone tradicional, assim como os tablets estão entre os smartphones e notebooks. O termo phablet surgiu na imprensa internacional a partir do lançamento do primeiro Galaxy Note. Até então, o aparelhos móveis tinham, em média, telas de 4 polegadas.

O terceiro integrante da linha de phablets da Samsung é um aparelho potente. Ele conta com o mais recente processador da Qualcomm e tem memória RAM de 3 GB – mais do que muitos notebooks disponíveis no mercado.

Sua tela desde a primeira edição só aumentou. Eram 5,3 polegadas, depois 5,5 polegadas e agora são 5,7 polegadas. O tamanho do display agrada principalmente quem usa o aparelho para navegar na web, jogar e assistir vídeos. Já realmente fazer uma ligação, função primordial de um celular, pode ser um pouco difícil, dada as grandes dimensões do produto.

Esse é o primeiro dispositivo móvel a gravar vídeos em resolução 4K e para amantes da produção de vídeos isso é um grande destaque.

Confira a seguir a análise completa do INFOlab.

Design e Construção

A tampa traseira tem acabamento que imita uma capa de couro. Esse é um refinamento atraente, mas quando removemos essa tampa notamos que a cobertura é fina e na verdade ela está sobre uma construção de policarbonato, assim como a Galaxy S4. Na prática, essa inovação serve apenas para mitigar os riscos na tampa – um problema do Galaxy Note 2.

O aparelho está 1 milímetro mais espesso que a versão anterior e também com um formato mais plano – algo que não corrobora para a ergonomia do produto.

A tela do phablet da Samsung atingiu um novo recorde: 5,7 polegadas, com resolução de 1080p por 1920p e tecnologia Super AMOLED. Isso é ótimo para quem navega na web, joga bastante e assiste vídeos no dispositivo, mas é prejudicial tanto para a ergonomia, quando para o uso em ligações telefônicas. Usar o produto com apenas uma mão ainda é um desafio – problema existente desde a primeira edição do aparelho. Se ele tivesse um design mais curvado, como o Moto X, o tamanho da tela pareceria menor e seria mais confortável de segurá-lo.

Hardware

O smartphone – ou phablet - é primeiro em muitos aspectos em termos de hardware. É o primeiro que passou pelo INFOlab com 3 GB de memória, novo padrão micro USB 3.0 de carregamento e transmissão de dados (ainda aceitando o conector micro USB para energia e para dados).

O padrão de Wi-Fi também é de ponta: 802.11 a/b/g/n/ac com dupla frequência (2,4 e 5 GHz). Com isso, a velocidade de conexão é capaz de chegar a até 125 Mbps.

Há cinco pontas sobressalentes para a S Pen e dois conjuntos de borrachas para o fone de ouvido.

Benchmaks

Nos benchmarks o aparelho se saiu bem devido à sua configuração potente. Ele chegou a superar diversos concorrentes e se mostrou um dos smartphones mais poderosos que já passaram pelo INFOlab.

Samsung Galaxy Note 3

Quadrant Standard – 19.422
AnTuTu – 30.505
Vellamo – 2.825
3DMark – 17.779

Sony Xperia Z Ultra

Quadrant Standard - 20.553 
AnTuTu – 30.296
Vellamo - 2.967
3DMark – 17.230

Samsung Galaxy S4

Quadrant Standard – 17.230
AnTuTu – 25.001
Vellamo – 2.114

Bateria

O Galaxy Note 3 tem bateria com carga de 3.200 mAh, uma das maiores capacidades entre dispositivos móveis. A bateria subiu 100 mAh em relação à edição anterior. 

No teste de autonomia de uso na reprodução contínua de vídeo com Wi-Fi e Bluetooth ligados, padrão adotado pelo INFOlab, o aparelho obteve o melhor resultado dos últimos meses. Foram 10 horas, quase três horas a mais do que aguentou o concorrente Xperia Z Ultra no mesmo teste (7h23).

Sistema

A Samsung continua a apostar na interface TouchWiz e em aplicativos próprios atualizados pela na sua loja oficial. Quem já usou um aparelho recente da fabricante vai se deparar com uma interface similar.

Um modo de operação interessante é o de múltiplas janelas, introduzido no Galaxy Tab 10.1. Na barra de acesso lateral, ativada segurando o botão voltar, é possível abrir dois aplicativos ao mesmo tempo, dividindo a tela. Entretanto, isso funciona apenas em alguns apps.

Há ainda ajustes do tamanho das aplicações e do teclado virtual para operar o aparelho com uma mão, caso seja necessário. Na prática, ele reduz o teclado para algo equivalente a uma tela de 3,5 a 4 polegadas, chegando próximo da proporção de sucesso 4:3. Isso certamente favorece a ergonomia do produto que tem tela de 5,7 polegadas.

O aparelho tem exclusividades de conteúdo e serviços:

- 50 GB de Dropbox por 2 anos;
- 13 jogos grátis da Gameloft;
- 6 meses de acesso ao acervo Netmovies;
- 5 livros digitais da Saraiva;
- 6 meses de Evernote Premium;
- Dezenas de vídeos no PlayKids TV por 1 ano;
- 1 exemplar de cada jogo Coquetel - 1 deck de cartas do Grow Perfil;
- 2 meses de assinatura do Clube DXTV;
- 6 meses de seguro contra quebra do LCD ou danos por água.

O Galaxy Note 3, como de costume, ganhou os recursos do Galaxy S da mesma geração, no caso o S4. Ele tem: Sensor de gestos, luminosidade, barômetro, humidade e temperatura, bússola, acelerômetro, proximidade e giroscópio. Só não há o sensor infravermelho.

Fazem parte desta herança da linha S também os novos controles Smart Stay, Air Gesture, Inteligent Pause, Smart Scroll.  Algumas funcionalidades e um monte de aplicativos.

Dentre as aplicações que mais valem a pena está a S Health. Ela funciona como uma planejadora de atividades para perda  (ou controle) de calorias, além de medir o conforto em um ambiente (temperatura e humidade) e contar passos em uma caminhada.

Usabilidade

Como plataforma de anotações rápidas ele se destacou. A caneta S Pen é o utilitário indispensável para o Note 3. Nesta versão, um dos grandes destaques é o menu chamado Comando Suspenso.  Ele carrega um menu virtual (sobreposto ao sistema) em forma de espiral. Quando você remove a caneta do corpo do smartphone ou quando você clica no botão lateral da caneta e aponta para a tela (sem tocar a tela) o menu aparece com a seguinte lista de comandos:

- Lembrete de ação – Você pode escrever pequenos recados e ter o texto reconhecido para enviar uma mensagem com o conteúdo. É possível, por exemplo, pesquisar na internet, discar para um número anotado ou outra ação. O lembrete também é ativado com dois cliques sobre a tela com o botão da caneta pressionado;

- Bloco de rascunho: Ferramenta para recortar um elemento da tela e criar álbuns de recortes com anotações. Facilita por exemplo para criar um roteiro de aplicativos (nada muito útil);

- Escrita na tela: Permite desenhar na tela e salvar a imagem com as anotações;

- S Finder: Pesquisa no aparelho e no Google por um termo. Reconhece fórmulas e símbolos através de anotações feitas anteriormente;

- Janela da caneta: Ferramenta para criar mini aplicativos do tamanho que você desejar. Você desenha um quadrado na tela e seleciona qual aplicativo quer abrir no espaço determinado.

Câmera

O Galaxy Note 3 é o primeiro smartphone testado pelo INFOlab que grava vídeo em 2160p com 30fps. Ou seja, ele filma em 4K, e em Full HD (1080p) com 60fps. A gravação em 4K registra no máximo 5 minutos e gera um arquivo de 1,68 GB.  Contudo, o vídeo não funcionou em uma TV 4K da Sony, provavelmente por causa do codec utilizado. O vídeo gravado em Ultra HD pelo Note 3 oferecerá um melhor experiência visual em um display 4K, mas o próprio aparelho também consegue reproduzir a filmagem, mesmo tendo tela Full HD.

A câmera tem sensor BSI de 13 MP, com abertura de f/2.2. O tipo de LED usado no flash é um destaque do aparelho, que é melhor para tonalidade da pele.

As imagens ficaram com boa qualidade, especialmente em condições adequadas de iluminação. À noite, as fotografias apresentaram um pouco de ruído. A fidelidade de cores não é um dos pontos fortes do dispositivo – às vezes, a coloração fica exacerbada.

Para a filmagem, a câmera conta com autofoco. Mas é possível tocar a tela para focar em macro ou normal. Durante o teste notamos um tempo elevado para focagem. 

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Considerações Finais

O Galaxy Note 3 é um aparelho excelente em diversos aspectos, como usabilidade, design, configuração e ergonomia. É um produto que dispensa o uso de um smartphone e tablet, se você quiser centralizar os dois aparelhos em um só - e seu preço elevado deixa claro que realmente é esse seu objetivo no mercado. Contudo, ele peca pela falta de algumas funções interessantes que o Xperia Z Ultra, como a TV Digital e o rádio FM, que poderiam torná-lo o dispositivo mais completo no mundo dos phablets. No entanto, quem não liga para isso e busca um aparelho poderoso com tela grande, 4G e NFC, o Note 3 é uma das melhores opções disponíveis. 

Ficha técnica

ProcessadorQualcomm Snapdragon 800
CPUKrait 400 quad core 2,3 Ghz
GPUAdreno 330
Tela5,7 polegadas (1920p x 1080p)
RAM3 GB
Armazenamento20 GB livres para uso + microSD de 32 GB (não incluso)
Peso168g
Bateria10h
SistemaAndroid 4.3

Avaliação técnica

PrósConfiguração potente, tela grande, 3 GB de RAM, filma em 4K
ContrasErgonomia poderia ser melhor, limite de 5 minutos na filmagem em 4K
ConclusãoMelhor aparelho já lançado pela Samsung, ótima opção de smartphone Android
Configuração9,6
Usabilidade8,1
Diversão9,1
Bateria9,4
Design7,8
Média8.8
PreçoR$ 2.899
Acompanhe tudo sobre:Smartphones

Mais de Tecnologia

Robô aspirador que passa pano por até R$ 1.500

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday