Tecnologia

Samsung e Nokia se unem para levar aplicativo de GPS Here Maps para smartphones Android

Aplicativo também estará disponível para o relógio inteligente Gear S

Sammy Here (Divulgação)

Sammy Here (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 10h40.

A Samsung e a Nokia se uniram para levar o aplicativo de navegação por GPS chamado Here Maps para os smartphones com sistema Android. O app estará disponível a partir de outubro deste ano, mas será exclusivo para os aparelhos da linha Galaxy, da Samsung .

O Here Maps chegará, em versão beta, aos smartphones da marca junto como relógio inteligente Gear S, um produto que funciona de forma independente do celular. O smartwatch também contará com o aplicativo para navegação curva a curva para pedestres e permitirá sincronizar rotas com dispositivos compatíveis.

Uma característica útil para poupar dados de internet em dispositivos móveis é a possibilidade que o Here oferece de baixar mapas para utilizá-los com a conexão 3G desligada. Contudo, o Google Maps anunciou esse recurso em maio deste ano.

A iniciativa de levar o Here Maps para o Android é uma extensão da licença adquirida pela Samsung, que previamente anunciou uma versão do app para o Gear S, que tem sistema Tizen.

O Here Maps foi retirado da App Store, no final do ano passado. Ou seja, o aplicativo passou a ser uma exclusividade dos aparelhos com sistema Windows Phone. A Nokia, entretanto, destaca a possibilidade de utilizar o serviço a partir de navegadores de internet em qualquer modelo de smartphone com GPS.

Segundo o jornal The New York Times, nos smartphones, o Here é superado pelo Google Maps, que tem mais de 1 bilhão de usuários no mercado móvel, de acordo com estimativas. Entretanto, há o benefício do aplicativo ser instalado por padrão nos celulares equipados com o sistema operacional Google Android. O Here também está presente nos smartphones da marca, que tem mais de 100 milhões de clientes.

Como bem indica o The Verge, a iniciativa parece ser um esforço da Samsung de se desvincular, em parte, do Google, uma vez que as empresas são interdependentes no segmento de smartphones: a Samsung é a companhia que mais vende celulares com sistema Android no mundo.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOLocalizaçãoMapasNokiaSamsungSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony