Tecnologia

Samsung e Apple vão superar reinado da Nokia nos smartphones

As empresas Gartner e Canalys estimam que a Nokia, que criou o mercado de smartphones em 1996 com o lançamento do modelo Communicator, vai perder a liderança neste ano

No próximo trimestre, analistas da  Nomura estimam que a Apple vá superar a Nokia (Jens Koch/Getty Images)

No próximo trimestre, analistas da Nomura estimam que a Apple vá superar a Nokia (Jens Koch/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2011 às 12h42.

Helsinque - A Samsung Electronics vai se tornar a maior produtora de celulares inteligentes do mundo neste trimestre, superando a Nokia, que tem liderado o segmento desde 1996, afirmaram analistas da Nomura nesta segunda-feira.

No próximo trimestre, a Nomura também prevê que a Apple vá superar a Nokia, empurrando a companhia finlandesa para a terceira posição no ranking mundial.

"A Nokia parece posicionada a perder a coroa dos smartphones para a Samsung e a Apple", afirmaram analistas da Nomura. "Aumento do poder da Ásia em nossas estimativas colocam a HTC quase empatada com a Nokia durante 2012."

As empresas de pesquisa de mercado Gartner e Canalys estimam que a Nokia, que criou o mercado de smartphones em 1996 com o lançamento do modelo Communicator, vai perder a liderança em volume de smartphones este ano.

"Se os novos modelos da Nokia não forem bem recebidos no terceiro trimestre e com o Galaxy S2 avançando, a Samsung poderá superá-la e se tornar líder em smartphones no terceiro trimestre", afirmou a analista Carolina Milanesi, da Gartner.

No geral, a Nokia ainda produz mais celulares que a Samsung por causa de sua forte posição em modelos mais básicos e rede de distribuição mais ampla em mercados emergentes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasAppleSamsungNokia

Mais de Tecnologia

Para esta gigante de IA, jovens do ensino médio são melhores funcionários

IBM revela novos supercomputadores quânticos que prometem mais precisão

Google anuncia proteções antirroubo e recursos para carteiras digitais no Android

Sistema Android gerou mais de R$ 50 bi para o PIB do Brasil