Tecnologia

Galaxy S6 não irá funcionar no Samsung Pay no Brasil

Empresa divulgou a lista de smartphones com suporte para o serviço, mas não incluiu o Galaxy S6 nem sua versão edge


	Galaxy S6: smartphone não terá suporte para o Samsung Pay no Brasil
 (Divulgação/Samsung)

Galaxy S6: smartphone não terá suporte para o Samsung Pay no Brasil (Divulgação/Samsung)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 22 de março de 2016 às 14h01.

São Paulo – A Samsung informou que os smartphones topo de linha Galaxy S6 e Galaxy S6 edge não funcionarão no seu sistema de pagamentos móveis chamado Samsung Pay. A medida vale somente para o Brasil, onde o serviço tem estreia marcada para os próximos meses, ainda sem data definida – mas o lançamento deve ocorrer antes dos Jogos Olímpicos no Rio, em agosto. 

Os celulares com suporte para o Samsung Pay serão os seguintes: Galaxy Note 5, Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy S6 edge+, Galaxy S7 e Galaxy S7 edge.  

Os aparelhos S6 e sua versão edge, entretanto, funcionam para realizar pagamentos nos outros mercados em que o serviço já foi lançado, como Estados Unidos e Coreia do Sul. 

Sobre o cancelamento do suporte dos smartphones Galaxy S6 e S6 edge para o mercado brasileiro, a Samsung Brasil informou o seguinte: “No Brasil optamos por habilitar os smartphones que tem a tecnologia MST e NFC para garantir a ampla aceitação nos pontos de vendas. São eles:  Galaxy Note 5, Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy S6 edge+, Galaxy S7 e Galaxy S7 edge.” Ao contrário do que a resposta dá a entender, os modelos que ficaram de fora do Samsung Pay têm suporte para o NFC, mas não para o MST (que permite simular tarja magnética de cartões de crédito) As duas tecnologias que estão detalhadas abaixo. 

Pagamentos via celular 

O Samsung Pay é uma maneira de o smartphone tomar o lugar do cartão de crédito.  

Para que isso aconteça, um compartimento criptografado nos smartphones irá armazenar os dados do cartão bancário do usuário – recurso que está presente tanto no S6 quanto no S6 edge. Todos os principais bancos do país já têm parceria com a Samsung para que o serviço seja lançado em breve.  

Será preciso somente encostar o aparelho em um terminal de pagamentos comum e autorizar a transação com senha ou impressão digital para realizar uma compra. A comunicação acontecerá por NFC, uma tecnologia de transferência de dados por proximidade , ou por MST, que simula uma tarja de cartão tradicional.  

Seguindo os passos da Samsung, a Apple deve lançar em breve o seu serviço de pagamentos no Brasil, que é chamado Apple Pay. A empresa, porém, tem um número menor de smartphones com suporte, sendo que somente as versões iPhone 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus poderão realizar transações em lojas físicas. 

EXAME.com – Atualização 22/03/2016 – 13h55: O texto foi alterado com esclarecimentos da Samsung Brasil sobre a tecnologia MST no Galaxy S6. 

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicapagamento-via-celularSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump