Tecnologia

Samsung atrasa estreia do sistema Tizen em smartphones

São Paulo - Os primeiros aparelhos da Samsung a utilizarem o sistema operacional móvel Tizen sofrerão atrasos no lançamento. 

Tizen-OS (Flickr/ianfogg42)

Tizen-OS (Flickr/ianfogg42)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - Os primeiros aparelhos da Samsung a utilizarem o sistema operacional móvel Tizen sofrerão atrasos no lançamento. 

A empresa pretendia lançar o primeiro smartphone com sistema Tizen em agosto deste ano, mas o aparelho deve chegar somente no final do ano. 

Segundo o site de coreano i24news, a Samsung deve lançar o primeiro smartphone Tizen durante a feira IFA, que será realizada em setembro. 

Em 2012, a Samsung assumiu um compromisso com a Linux Foundation para desenvolver, conjuntamente com a Intel, o Tizen, um novo sistema operacional aberto para carros, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, ao fundirem as plataformas Bada, LiMo e Meego com a finalidade de ganhar participação de mercado e apoio do consumidor.

O atraso estaria atrelado a problemas com a loja de aplicativos para a plataforma. O grupo de desenvolvimento por trás do Tizen vem trabalhando para obter suporte de desenvolvedores, tendo inclusive criado hackathons com prêmios de US$ 4 milhões. Mas a oferta ainda é muito baixa, principalmente quando se comparam novas plataformas como BlackBerry 10 e Windows Phone.

Ao contrário do que se imaginava, o primeiro aparelho com Tizen foi um tablet lançado nesta semana no Japão. Já os primeiros smartphones com a plataforma devem ser aparelhos topo de linha, em muito devido à qualidade da Samsung. 

Mas a Samsung deverá continuar com a oferta de dispositivos rodando Windows Phone ou Android. No entanto, com o Tizen a empresa irá apostar em uma  forte alternativa à dominância atual do Android.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOLinuxSamsungSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony