Tecnologia

Samsung Ativ Book 9 Lite

Avaliação de Leonardo Veras / Só faltou um processador Intel para que o Ativ Book 9 Lite fosse chamado de ultrabook. Em seu lugar, a Samsung instalou um chip de quatro núcleos da AMD. A troca não afetou a velocidade de programas mais simples, como um navegador de internet, mas o resultado alcançado pela máquina […]

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às 20h27.

logo-infolab

Avaliação de Leonardo Veras / Só faltou um processador Intel para que o Ativ Book 9 Lite fosse chamado de ultrabook. Em seu lugar, a Samsung instalou um chip de quatro núcleos da AMD. A troca não afetou a velocidade de programas mais simples, como um navegador de internet, mas o resultado alcançado pela máquina nos testes de sempenho do INFOlab é inferior à média. Por outro lado, ao escolher um processador mais econônimo, a Samsung pôde investir em outros compnentes sem aumentar o custo do conjunto. O disco, pro exemplo, usa memória flash, uma tecnologia incomum nessa faixa de preço. Ela agiliza funções como a transferência de arquivos.

A tela mostra cores vibrantes e brilho intenso, embora sua resolução não seja extraordinária. O teclado espaçoso e o touchpad amplo não desapontam, mas usar a interface de toque seria uma experiência melhor se a dobradiça que mantém a tela fixa fosse mais sólida. outra vantagem indireta do processador é o baixo consumo de energia.

Avaliação de Lucas Agrela / Ultrabooks são aparelhos relativamente caros. Pensando no público que quer um com notebook leve, relativamente potente e com boa duração de bateria, a Samsung lançou o Ativ Book 9 Lite, que é uma versão mais barato do Ativ Book 9. No entanto, a configuração do aparelho também é proporcionalmente reduzida em relação ao seu preço.

Com tela de 13,3 polegadas, o aparelho tem um design atraente, com um visual limpo, e ele pesa um pouco mais de 1 kg. O processador é um AMD intermediário que dá conta do recado na hora de usar a internet e usar softwares. Como o chip tem baixo consumo de energia, o notebook tem uma boa durabilidade é um bom item para levar na mochila para ter um computador portátil sempre a mão. Confira mais detalhes abaixo.

Design e Construção

O visual é o mesmo do Ativ Book 9, incluindo também o posicionamento de portas de entrada. Mas a tampa de plástico do produto parece ser mais frágil. Apesar de ser a versão Lite do aparelho, ele é mais pesado: 1,572 kg, contra o 1,122 kg do Ativ original.

Ele não tem espessura por igual, o dispositivo tem as laterais mais finas e, portanto, é preciso usar um adaptador externo Ethernet — que vem com o aparelho — para ligar um cabo de rede. O aparelho tem portas USB 3.0 energizada e USB 2.0 bem como saídas microHDMI, P2 e VGA.

Um ponto positivo de design é que é possível ajustar a posição da tela em até 180 graus, o que dá mais opções posição para o uso.

Já a tela de 13,3 polegadas conta com resolução máxima de 1366 por 768 e tem um sensor de luminosidade que regula brilho do display automaticamente, como fazem alguns smartphones.

O teclado branco não é retroiluminado e, por conta da cor, ele fica sujo com facilidade e as teclas aparentam ganhar um aspecto amarelado com o tempo. Já o touchpad é liso, reconhece gestos para o Windows 8, tem medidas de 10,3 x 6,8 cm e não possui divisão de botões.

Desempenho

Como falta um processador Intel, o Ativ Book 9 Lite não pode ser chamado de ultrabook, já que o termo é patenteado pela fabricante de chips. O estranho é que a Samsung aparentemente tenta esconder que o notebook tem um processador da AMD com velocidade máxima de 1,4 GHz, já que o adesivo colado abaixo do teclado informa apenas que o processador é quad core. O desempenho dele é aquém dos produtos da Intel, mas o curioso é o sistema de economia de energia que ele apresenta. A bateria, que não é removível, tem duas células, mas obteve a melhor durabilidade de uso já registrada pelos testes realizados no INFOlab.

Além disso, aparelho conta com 4 GB de memória RAM DDR3, 128 GB de armazenamento, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi b/n/g.

Não há engasgos na execução do sistema Windows 8, apesar da menor potência do processador. A controladora de vídeo integrada Radeon HD 8250, conta com 512 MB de memória dedicada, o que faz com que o notebook reproduza conteúdo HD sem problemas e seja possível até rodar games com as configurações no mínimo. Vale notar também que mesmo com sua espessura fina, o notebook não esquentou mesmo em aplicações gráficas pesadas.

Benchmark

  Ativ Book 9 Lite Ativ Book 9 Z360 U38N
PC Mark 7 2174 2729 4593 1622
Geekbench 2646 5885 6845 3088
3D Mark 11 471 573 251 854
3DMark 21481 25299 27889  
Uso intenso 3 h 2 h 40 m 1 h 16 m 1 h 54 m
Em vídeo 4 h 8 m   3 h 58 m  

Softwares

O Ativ Book 9 Lite vem com alguns softwares pré-instalados. Um deles é o Side Sync, que sincroniza um smartphone com o notebook. Para isso, é preciso informar ao software se o smartphone está na direita, esquerda, atrás ou na frente do notebook. Isso essencialmente é um compartilhamento de mouse e teclado, Além disso,  é possível copiar arquivos do notebook para o smartphone.

Outro programa é o chamado Phone Screen Sharing, em que a tela do smartphone é espelhado no notebook. Com isso, é possível controlar o seu celular usando mouse e teclado.  Também é possível copiar arquivos do ultrabook para o smartphone apenas arrastando o arquivo para a interface exibida no computador portátil. O sistema responde bem e não apresentou nenhum tipo de travamento ou delay nos testes do INFOlab.

No entanto, para usar esses dosi programas é preciso estar conectado com o smartphone no Ativ Book 9 Lite via cabo USB e contar com o Samsung Apps instalado no celular.

Para usar os dois recurso é preciso estar conectado via USB, ativar o Modo de Depuração USB no smartphone e fazer o download no Samsung Apps (linha Galaxy com Android 4.1 ou superior). Enquanto conectados, os smartphones permanecem recebendo carga da porta USB e a opção de backup automático também pode ser selecionada.

Considerações Finais

O Ativ Book 9 é um aparelho relativamente poderoso e voltado para quem precisa de um aparelho para a produtividade do dia a dia, seja na escola ou no trabalho. O design atraente pode ser um atrativo para a compra, assim como a grande autonomia de bateria, ou seja, ele é uma boa opção para realizar tarefas cotidianas. No entanto, o aparelho não conta com as melhores configurações oferecidas nessa faixa de preço e outros notebooks são mais interessantes para quem busca um desempenho melhor sem ter que gastar mais do que 2 mil reais.

Ficha técnica

ProcessadorAMD quad core de 1,4 GHz
Memória RAM4 GB DDR3
Armazenamento128 GB de SSD
SistemaWindows 8
Peso1,5 kg
Bateria3h

Avaliação técnica

PrósBoa autonômia de bateria, tela sensível ao toque, baixo custo
ContrasDesempenho intermediário; tampa de plástico aparenta fragilidade
ConclusãoBom notebook para atividades do dia a dia, com destaque para a durabilidade da bateria
Configuração7,1
Vídeo e Áudio7,3
Usabilidade8,0
Design7,9
Bateria8,6
Média7.7
Preço R$ 2.069,10
Acompanhe tudo sobre:NotebooksReviewsReviews INFOSamsungWindows 8

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp