Tecnologia

Samsung apresenta o Galaxy Tab, novo rival do iPad

Aparelho traz boas especificações e será lançado na Europa ainda em setembro

Tablet tem tela de 7 polegadas e pesa 380 gramas

Tablet tem tela de 7 polegadas e pesa 380 gramas

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2010 às 13h41.

São Paulo - Acabou o suspense. Depois de soltar uma foto pelo Twitter, um "trailer" no YouTube e no máximo algumas especificações, a Samsung finalmente apresentou de forma definitiva nesta quinta-feira (2) o tablet Galaxy Tab, a aposta da empresa para entrar no mercado hoje dominado pelo iPad, da Apple. A apresentação foi feita durante o evento IFA Consumer Electronics Show, realizado em Berlim, na Alemanha.

"A Samsung reconhece o tremendo potencial de crescimento deste mercado recentemente criado e acreditamos que o Galaxy Tab traz uma proposta aberta e única", disse JK Shin, presidente de negócios de comunicações móveis da Samsung. Na comparação com o iPad, o aparelho tem diversos diferenciais, a começar pelas características físicas. A tela é de 7 polegadas (menor que as 9,7 do concorrente), e o peso fica em 380 gramas (o iPad 3G tem 780 gramas).

O sistema operacional do Galaxy Tab é o Android 2.2, o processador, um Cortex A8 1 GHz, e a tela, sensível ao toque, tem resolução 1024 por 600 pixels. A empresa destaca o suporte do software à reprodução de arquivos em Flash, que não podem ser abertos no iPad. O tablet da Samsung conta ainda com duas câmeras, uma frontal, de 640 por 480, que permite videoconferência; e uma traseira, com flash, de 3,2 megapixel e que grava vídeos em até 720 por 480.

Em termos de conectividade, o dispositivo também não fica atrás do principal concorrente. Ele tem suporte a 3G, Wi-Fi, Bluetooth e ainda conta com GPS, giroscópio, acelerômetro, sensor de luminosidade e geomagnético e leitor de cartões microSD. Mais detalhes podem ser conferidos em um hotsite criado para o lançamento.

Em um comercial para televisão, a Samsung apresenta o tablet ressaltando recursos de realidade aumentada e geolocalização, além de tarefas mais básicas que ele permite, como leitura, navegação na web e comunicação. O produto será lançado na Europa ainda em setembro e chegará aos Estados Unidos, Coreia do Sul e outros países da Ásia "nos próximos meses", segundo a fabricante. Os preços ainda não foram divulgados.

Confira a propaganda do Galaxy Tab que será veiculada na televisão:

Leia outras notícias sobre tablets ou sobre a Samsung

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaEuropaGalaxyGalaxy TabIndústria eletroeletrônicaiPadiPhoneSamsungTablets

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma