Tecnologia

Samsung anuncia um tablet bacana e outro nem tanto

Em evento em São Paulo, a Samsung anunciou dois novos modelos de tablets para o mercado Brasileiro, Tab A e Tab E

Tablets Samsung: à esquerda o Tab A e à direita o Tab E (Divulgação/Samsung)

Tablets Samsung: à esquerda o Tab A e à direita o Tab E (Divulgação/Samsung)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 14 de julho de 2015 às 15h52.

São Paulo – A Samsung anunciou oficialmente a chegada de novos tablets ao mercado brasileiro. O Galaxy Tab A e Galaxy Tab E chegam para completar o portfólio de tablets da empresa no Brasil.

“O mercado de tablets no Brasil está em uma fase de amadurecimento. O consumidor está ficando mais exigente, principalmente por conta de uma experiência prévia com smartphones”, disse Roberto Soboll, diretor sênior de produtos móveis da Samsung Brasil.

O primeiro dos modelos, o Tab A, chega disputando o mercado de tablets de configurações médias. Ele virá equipado com uma S Pen, que é a caneta inteligente da Samsung.

Ela deve facilitar o uso do tablet, principalmente de anotações no aparelho. Fora do Brasil, a caneta é um opcional, mas aqui será vendida como parte do produto. Isso mostra uma tentativa da Samsung de focar em consumidores com perfil profissional.

Ele tem visual bem bacana e é o destaque entre os anúncios. O preço do produto (por conta das especificações médias) não é proibitivo para os consumidores. O mais barato foi anunciado a 1.399 pela empresa, mas é fácil encontrar por menos de mil reais em varejistas online.

O Tab A será vendido em dois tamanhos: com 9,7 polegadas e 8 polegadas. A proporção da tela será de 4:3, algo mais natural para atividades como escrita e leitura.

Ambos os tamanhos virão com processador quad-core de 1,2 GHz, Android Lollipop, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento (o produto ainda tem entrada para cartões microSD de até 128 GB).

A Samsung ainda oferece três meses grátis de assinatura digital dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. O mesmo tempo é disponibilizado para uso do Google Play Music, serviço de streaming de músicas do Google.

Os preços variam de acordo com o tamanho da tela e as opções de conectividades. Veja a tabela abaixo com os preços divulgados pela Samsung (já é possível achar mais barato no varejo):

Modelo Preço
8 polegadas com Wi-Fi e 4G 1.399 reais
9,7 polegadas com Wi-Fi 1.399 reais
9,7 polegadas com Wi-Fi e 4G 1.649 reais

Tab E

O outro modelo, bem menos atraente, é o Tab E. Ele tem um visual mais grosseiro e menos elegante do que o Tab A. Ele parece, no entanto, mais resistente e vem equipado com modo infantil, o que faz dele uma boa opção para quem busca um tablet para os filhos.

Assim como o Tab A, ele vem em duas opções de tamanho, 9,6 polegadas e 7 polegadas. Ele tem processador quad-core de 1,3 GHz, memória RAM de 1,5 GB e 8 GB de armazenamento. Também é possível usar cartão microSD de até 128 GB para ganhar mais espaço.

Um detalhe importante no Tab E é que sua versão de Android não é a mais recente. Ele vem equipado com Android 4.4. As opções com conectividade, aquelas com espaço para chip de operadora, são com 3G, em vez do 4G.

Veja a tabela com os preços abaixo:

Modelo Preço
7 polegadas com Wi-Fi 549 reais
7 polegadas com Wi-Fi e 3G 749 reais
9,6 polegadas com Wi-Fi 849 reais
9,6 polegadas com Wi-Fi e 3G 1.049 reais
Acompanhe tudo sobre:4GAndroidEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSamsungTabletsTelefonia

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não