Tecnologia

Samsung anuncia técnica que dobra a duração de baterias

Fabricante anunciou avanço tecnológico que promete dobrar a duração das baterias de lítio que abastecem smartphones, relógios inteligentes e outros gadgets


	Segundo a Samsung, a tecnologia poderia ser implementada em novos produtos em um período de até três anos
 (Getty Images)

Segundo a Samsung, a tecnologia poderia ser implementada em novos produtos em um período de até três anos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2015 às 17h31.

São Paulo - A Samsung anunciou um avanço tecnológico que promete dobrar a duração das baterias de lítio que abastecem smartphones, relógios inteligentes e outros gadgets.

Para conseguir esse feito, a equipe de pesquisa da empresa desenvolveu uma técnica que consiste no depósito de camadas de grafeno sobre as superfícies de silício da bateria, o que permitiu uma maior densidade energética no equipamento.

Assim, a capacidade das baterias produzidas com o método tradicional foi superada em até duas vezes.

Considerado um "supermaterial", o grafeno apresenta propriedades extraordinárias, que incluem super resistência e leveza. Ele também é um excelente condutor de calor e eletricidade.

Composto de carbono, o grafeno faz parte da família cristalina do elemento, que inclui o diamante e o grafite.

Como a nova técnica aumenta a capacidade energética por área das baterias, isso significa que elas poderiam manter seu tamanho reduzido, essencial para o design compacto dos smartphones mais recentes, e ainda assim se beneficiar do aumento de duração.

Segundo a Samsung, a tecnologia poderia ser implementada em novos produtos em um período de até três anos, o que significa que próximas gerações de smartphones já podem obter ganhos significativos em duração de bateria.

Enquanto muitos componentes dos celulares, como câmeras e processadores, avançaram rapidamente com o passar dos anos, as baterias não acompanharam o ritmo, e se tornaram alvo de muitas reclamações dos consumidores.

Para mais detalhes técnicos da tecnologia anunciada pela Samsung, o estudo completo pode ser lido, em inglês, na Nature.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGadgetsIndústria eletroeletrônicaINFORelógios inteligentesSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não