Tecnologia

Salesforce compra Slack por US$ 27 bilhões, em meganegócio da tecnologia

Aquisição é boa notícia para a Slack, que acumulou prejuízos no ano. Desde que rumores de negociação subiram, valor de mercado da empresa subiu 48%.

Slack: mensageiro corporativo é adquirido pela Salesforce por 27,7 bilhões de dólares (Bloomberg/Getty Images)

Slack: mensageiro corporativo é adquirido pela Salesforce por 27,7 bilhões de dólares (Bloomberg/Getty Images)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 1 de dezembro de 2020 às 19h17.

Última atualização em 1 de dezembro de 2020 às 20h33.

A Salesforce, líder global em software de gestão corporativa, oficializou nesta terça-feira, 1°, a aquisição do mensageiro Salesforce, bastante utilizado por empresas e startups. A compra é a maior aquisição da gigante de São Francisco, que desembolsou 27,7 bilhões de dólares no negócio.

Rumores da aquisição já haviam sido noticiados pela EXAME na semana passada. Com a oficialização, a Salesforce paga 27,7 dólares por ação da Slack, que abriu capital em 2019 na Bolsa de Nova York (NYSE). Na última divulgação de resultados trimestrais, a empresa apresentou receita de 215,9 milhões de dólares, aumento de 49%. Também ganhou 30% mais a de clientes, chegando a 130.000 consumidores pagantes.

No entanto, a empresa havia registrado perdas acumuladas de 147,6 milhões de dólares nos seis primeiros meses de 2020. Por essas e outras, a aquisição é um bom sinal para a Slack, que entrou em 2020 com perda de 40% do valor desde que havia descidido abrir capital. Desde que os rumores da negociação se tornaram públicos na seamana, o valor da Slack na bolsa subiu cerca de 48%.

As ações da Slack na NYSE registravam alta de 2,14% às 19h10 desta terça, nas operações pós-fechamento do mercado. Já as da Salesforce caíam 2,01%.

Com a expertise de comunicação da Slack, a Salesforce, uma gigante com faturamento anual de 20 bilhões de dólares, pode competir de frente com empresas como a Microsoft, que registrou bastante sucesso em implementações e no uso do Teams, sua plataforma de comunicação corporativa.

"Combinar a Slack com o Salesforce Customer 360 vai ser transformador para consumidores e para a indústria. A combinacão vai criar o sistema de operação para uma nova maneira de trabalhar, unicamente permitindo a companhias crescer e suceder no mundo totalmente digital", disse a Salesforce em aúncio oficial. A Slack é bastante utilizado como um mensageiro corporativo, que permite criar grupos de trabalho, equipes, além de conversas individuais.

Nos últimos anos, a Salesforce fez aquisições de peso. Em 2018, comprou a MuleSoft por 6,5 bilhões de dólares e, no ano seguinte, gastou 15,3 bilhões de dólares para incorporar o sistema de visualização de dados Tableau. A Tableau, sediada em Seattle, tem mais de 86.000 clientes, incluindo pesos-pesados de tecnologia, como a Verizon e a Netflix.

Outras aquisições menores da Salesforce, ainda neste ano, incluem a Vlocity, por 1,3 bilhão de dólares, e a rede de marketing The CMO Club, por um valor não revelado. Analistas já esperam algumas aquisições para aumentar sua velocidade de crescimento e inovação. O banco UBS recentemente afirmou que uma “falta de inovação” da Salesforce poderia prejudicar seu crescimento.

Acompanhe tudo sobre:empresas-de-tecnologiaFusões e AquisiçõesSalesforceSlack

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China