Tecnologia

Saiu o SuSE Linux 8.0

SÃO PAULO - Depois de seis meses de desenvolvimento, a SuSE liberou a versão final 8.0 de seus sistema operacional Linux. A empresa promente que a nova versão é mais uniforme e está mais fácil de usar - principalmente no que diz respeito à sua instalação. De acordo com a SuSE, bastam 15 minutos - […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.

SÃO PAULO - Depois de seis meses de desenvolvimento, a SuSE liberou a versão final 8.0 de seus sistema operacional Linux. A empresa promente que a nova versão é mais uniforme e está mais fácil de usar - principalmente no que diz respeito à sua instalação.

De acordo com a SuSE, bastam 15 minutos - e alguns poucos cliques - para ter o sistema operacional instalado no computador, e mais "alguns outros poucos minutos" para configurá-lo e deixá-lo pronto para o uso. Com a ferramenta YaST2, ainda, o usuário pode alterar manualmente todas as sugestões de instalação do programa durante o processo. Esta mesma ferramenta funciona como um gerenciador de todos os programas do sistema, como administração do usuário, acesso à internet e instalação em redes, por exemplo.

O SuSE 8.0 traz o novo ambiente gráfico KDE 3.0, com direito a Quickmenu para acesso direto aos dados, programas e utilitários usados com maior freqüência. Outra característica é que todos os aplicativos desenvolvidos para este ambiente agora trazem a letra "k" no início de seus nomes, o que significa que eles têm o mesmo visual e funcionamento do KDE, e estão mais fáceis de usar - exemplos são o Konqueror, o KOffice, o programa para acesso discado à web KInternet e o editor de fotos Kooka.

A versão do StarOffice que acompanha o pacote é a 5.2 - que traz, entre outros aplicativos, processador de texto, planilha eletrônica, programa para criação de apresentações, programa de e-mail, banco de dados, editor de HTML, agenda, ferramenta para desenho e um editor de imagens. O novo SuSE ainda traz um pacotão de games; um programa, baseado no Gnome e batizado de gphoto, para a transferência e organização de fotos digitais; o processador de imagens profissionais GIMP; e um pacote de aplicativos para multimídia.

No site da SuSE, o Linux 8.0 sai por 79,95 dólares, a versão Professional; a versão Personal sai por 39,95 dólares; e o update para usuários de versões anteriores sai por 49,95 dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

United aposenta 'modo avião' com teste de Wi-Fi da Starlink usando avião da Embraer

Cofundador do OnlyFans lança plataforma rival de conteúdo adulto

Gigante chinesa HoYoverse investe em IA após queda nas receitas de jogos

Apple pode lançar iPhone 'quase todo de vidro' em 2027, diz analista