Tecnologia

Saiu o Mozilla 1.0, finalmente

SÃO PAULO - Foi liberada a versão 1.0 do navegador Mozilla, depois de quatro anos de desenvolvimento. A versão disponível agora para download é uma versão de teste, ou seja, a organização já avisou que não prestará suporte ao usuário final. O pacote de código aberto, construído com a colaboração de milhares de programadores e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

SÃO PAULO - Foi liberada a versão 1.0 do navegador Mozilla, depois de quatro anos de desenvolvimento. A versão disponível agora para download é uma versão de teste, ou seja, a organização já avisou que não prestará suporte ao usuário final.

O pacote de código aberto, construído com a colaboração de milhares de programadores e beta testers, inclui browser, aplicativo de e-mail e cliente para chat, e chega em versões para Linux, Windows e Mac. Seu componente-chave é o mecanismo de exibição de páginas Gecko, que também está presente na mais nova versão do navegador Netscape, a 7.0.

Além de trazer estes recursos para o usuário final, o Mozilla 1.0 é também uma plataforma de desenvolvimento para aplicações baseadas em internet. Para tanto, traz diversas ferramentas, todas de código aberto - entre elas diversas bibliotecas de rede, de segurança e de criptografia e recursos para desenvolvimento em XML e Javascript.

A Mozilla.org promete lançar, em breve versões do pacote em diversos idiomas - vários deles do leste europeu, e nenhuma menção ao nosso português.

Para comemorar o lançamento depois de tantos anos de desenvolvimento, a Mozilla.org vai fazer uma megafesta em São Francisco, na Califórnia, no próximo dia 12. Quem quiser participar virtualmente, pela internet, pode se cadastrar no endereço www.schnitzer.at/mozparty/.

Para baixar o Mozilla 1.0, clique nos links da plataforma desejada:

  • Windows

  • Mac

  • Linux
  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Tecnologia

    Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

    CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

    Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

    Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos